APLICAÇÃO DE GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA PARA CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS PRIVADAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

Palabras clave:

Cronograma, PMBOK, Gestão de projetos

Resumen

Este estudo tem como premissa avaliar a aplicação e implantação da gestão do cronograma em uma construção de uma nova unidade escolar na cidade de São Paulo, tendo como base as ferramentas e as teorias do PMBOK, com principal atenção na criação, evolução e monitoramento do cronograma. Para melhor elucidação e resolução dos problemas foi elaborado uma base teórica para esse estudo, sendo realizada uma revisão bibliográfica sobre a gestão de projetos com foco em cronograma, entendendo seus principais pontos: maturidade na gestão de projetos, metodologia de gestão e evolução do cronograma. A abordagem desse estudo tem foco em uma instituição de ensino da rede privada. Onde foi possível acompanhar a implantação do sistema de gerenciamento de cronograma e avaliar as descrições das entregas do projeto, durações das atividades e resultados obtidos através da utilização da gestão, controle e monitoramento do cronograma. Percebendo-se que nesta nova unidade houve uma maior uma preocupação em desenvolver os cronogramas dos projetos e fazer o monitoramento, utilizando as melhores práticas de gestão do cronograma, o que por fim acarretou um ganho de eficiência. O resultado, observando a teoria encontrada no guia PMBOK, alcançou o êxito no comprimento do cronograma e foi o início de uma modificação no sistema construtivo da empresa. Sendo capaz de suprir as necessidades estimadas no início do projeto, sem gerar grande impacto para os colaboradores e proporcionando benefícios à organização.

Biografía del autor/a

Bruno Andrade Costa, USP/Esalq

Possuo graduação em Farmácia Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2006); Especialização em Farmacologia Clínica pela Faculdade Oswaldo Cruz - FOC (2010); Especialização em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2019); Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2019). Atualmente estou cursando especialização em Dermatologia e Estética na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES); cursando especialização em Tecnologias em Educação a Distância na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES); cursando especialização em Tutoria em Educação a Distância na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES) e Acupuntura na Faculdade Venda nova do Imigrante (FAVENI). Possuo experiências em diversas áreas como: farmacêutico responsável técnico em drogaria, distribuidora e exportadora de cosméticos, farmacêutico hospitalar e clínico hospitalar, laboratório de análises clínicas, docência no ensino superior (graduação e pós-graduação) e pesquisa básica nas seguintes áreas: Farmacologia e Microbiologia, atuando principalmente nos compostos naturais derivados de animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos. Imunologia e Biologia Celular com ênfase em imunologia de tumores, terapia gênica, angiogênese e anti-angiogênese. Desde o ano de 2019 atuo como orientador dos cursos do MBA USP/Esalq. Atuo também como coordenador no curso superior de bacharelado em Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES), docente nos cursos superiores na área da saúde e responsável técnico pelo laboratório de análises clínicas da faculdade.

Citas

Belmiro, Tânia. Bússola de gestão para construção civil. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.

Freitas, W. R.; Jabbour, C. J. 2011. Utilizando estudo de caso (s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Revista Estudo & Debate, 18(2): 7-22.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge – português. Tradução livre do GUIA PMBOK, 2016.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge – português. Tradução livre do GUIA PMBOK, 2008.

Kerzner, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Tradução de Christiane de Brito Andrei. 3 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2017.

Mattos, Aldo Dórea. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Pini, 2010.

PATAH, L. A; CARVALHO, M. M. Métodos de gestão de projetos e sucesso dos projetos: Um estudo quantitativo do relacionamento entre conceitos. Revista de gestão de projetos – Gep, São Paulo, v. 3, n. 2, p 178-206, mai/ago. 2012

Publicado

2026-01-21

Cómo citar

Alves Garcia Banhos, L., Andrade Costa, B., & Guem Murakami, R. (2026). APLICAÇÃO DE GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA PARA CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS PRIVADAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 15(2), 16–32. Recuperado a partir de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/175

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.