O MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS PARÂMETROS PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Indicadores e parâmetros, Marketing de Cidades

Resumo

A utilização de indicadores na avaliação da qualidade das políticas públicas é cada vez mais imprescindivel para que os gestores da administração pública consigam mensurar seu desempenho. Para construção desses indicadores, o entendimento do processo de troca entre o cidadão e a administração pública, por meio dos serviços oferecidos, deve ser levado em consideração. Dessa maneira, a área de marketing é a mais indicada para entender esse processo de troca e fornecer alguns parâmetros para que os gestores públicos possam desenvolver indicadores de avaliação das políticas públicas. Esperamos com esse ensaio apresentar parâmetros para que posteriormente possam ser formulados indicadores, a partir das práticas de Marketing voltadas para a administração de localidades, cidades e regiões, na avaliação de qualidade das Políticas Públicas. A revisão da literatura possibilita uma discussão conceitual acerca de alguns desses parâmetros.

Biografia do Autor

MOIA, R. P., FATEC

Doutor em Administração pela USCS (2019). Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2007), Mestre em Administração pela Universidade São Marcos. Pós-graduado em Administração de Comércio Exterior, graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Santana (1993). Coordenador e Professor do Curso de Marketing na Fatec SEBRAE. Atuou também como Professor da FATEC Guarulhos e FATEC Itaquaquecetuba. Atuou como Gestor de Pós Graduação pela UNISA. Atuou como Gestor de Campus na Estácio Uniradial. Coordenou os cursos tecnológicos em gestão - Uniradial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas:marketing, vendas, motivação, logística, gestão das pequenas e médias empresas, empreendedorismo e comércio eletrônico. Professor das disciplinas de Administração Geral, Marketing, Administração de Vendas, Empreendedorismo. Experiência na montagem de Cursos EAD e professor EAD.

FERNANDES, C. A., FMU

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Mestre em Administração pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo - UMESP. Administrador e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pesquisador na área da construção de competências individuais de estrategistas e naquelas essenciais à atividade de Conselheiro de Administração em empresas com estrutura de Governança Corporativa. Conduziu pesquisas que contaram com a participação de oficiais Comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e 30 membros de Conselhos de Administração (Presidentes e Conselheiros Independentes) de empresas listadas no Novo Mercado da B3, respectivamente. Docente no ensino superior pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, nos cursos de bacharelado em Administração, em que ministra disciplinas de Planejamento Estratégico, Gestão por Processos e Gestão do Conhecimento. Nos cursos tecnológicos em Recursos Humanos ministra disciplinas de Liderança e Cultura Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Fundamentos de Administração e Avaliação de Desempenho e Gestão por Competência. no Programa de Mestrado Profissional em Administração / Governança Corporativa leciona a disciplina de Finanças e Controladoria. Atua também como avaliador do INEP/MEC.

Stettiner, C. F., UNIFACAMP

Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1991) e Pós Graduado em Docência do Ensino Superior SP (2008), e Logística das Operações Comerciais (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2013). Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec Sebrae. Leciona no Cursos de Gestão de Negócios e Inovação a disciplina de Empreendedorismo e Inovação. Experiência relevante como Empreendedor na área de Comércio Exterior. Ministra Aula como professor convidado nos Cursos Presenciais de Pós Graduação e MBA da FIA-FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA e UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO assim como orienta Monografias nos cursos MBA EAD USP-ESALQ.

CRUZ, C. M., UNIP

Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (qualificação realizada, defesa em aberto). Mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-graduação Lato Sensu em Docência para o Ensino Superior (em andamento). Pós-graduação Lato Sensu em Ensino em EAD (2018). Pós-graduação Lato Sensu em Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade Don Domênico (1996). Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos (1994). Habilitação nas Línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa. Docente do curso de Letras (presencial e EAD), lecionando as disciplinas de: Língua Inglesa, com certificação pela University of Cambridge: CAE - Certificate in Advanced English / CPE - Certificate of Proficiency in English); Literatura Portuguesa e Metodologias de Ensino.

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Padilha Moia, R., FERNANDES, C., Flavio Stettiner, C. ., & Menezes da Cruz, C. (2020). O MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS PARÂMETROS PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 10(01). Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/7