O MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS PARÂMETROS PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Authors

Keywords:

Políticas Públicas, Indicadores e parâmetros, Marketing de Cidades

Abstract

The use of indicators in assessing the quality of public policies is increasingly indispensable for managers of public administration able to measure its performance. To build these indicators, the understanding of the exchange process between the citizen and public administration, through the services offered, should be taken into consideration. Thus, the marketing area is the most suitable to understand this process of exchange and provide some parameters for public managers to develop public policy evaluation indicators. We hope with this test provide parameters so that they can later be formulated indicators, from marketing practices aimed at the administration of towns, cities and regions, the evaluation of quality of public policies. The literature review provides a conceptual discussion of some of these parameters.

Author Biographies

Roberto Padilha Moia, FATEC

Doutor em Administração pela USCS (2019). Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2007), Mestre em Administração pela Universidade São Marcos. Pós-graduado em Administração de Comércio Exterior, graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Santana (1993). Coordenador e Professor do Curso de Marketing na Fatec SEBRAE. Atuou também como Professor da FATEC Guarulhos e FATEC Itaquaquecetuba. Atuou como Gestor de Pós Graduação pela UNISA. Atuou como Gestor de Campus na Estácio Uniradial. Coordenou os cursos tecnológicos em gestão - Uniradial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas:marketing, vendas, motivação, logística, gestão das pequenas e médias empresas, empreendedorismo e comércio eletrônico. Professor das disciplinas de Administração Geral, Marketing, Administração de Vendas, Empreendedorismo. Experiência na montagem de Cursos EAD e professor EAD.

CIRO FERNANDES, FMU

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Mestre em Administração pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo - UMESP. Administrador e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pesquisador na área da construção de competências individuais de estrategistas e naquelas essenciais à atividade de Conselheiro de Administração em empresas com estrutura de Governança Corporativa. Conduziu pesquisas que contaram com a participação de oficiais Comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e 30 membros de Conselhos de Administração (Presidentes e Conselheiros Independentes) de empresas listadas no Novo Mercado da B3, respectivamente. Docente no ensino superior pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, nos cursos de bacharelado em Administração, em que ministra disciplinas de Planejamento Estratégico, Gestão por Processos e Gestão do Conhecimento. Nos cursos tecnológicos em Recursos Humanos ministra disciplinas de Liderança e Cultura Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Fundamentos de Administração e Avaliação de Desempenho e Gestão por Competência. no Programa de Mestrado Profissional em Administração / Governança Corporativa leciona a disciplina de Finanças e Controladoria. Atua também como avaliador do INEP/MEC.

Caio Flavio Stettiner, UNIFACAMP

Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1991) e Pós Graduado em Docência do Ensino Superior SP (2008), e Logística das Operações Comerciais (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2013). Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Fatec Sebrae. Leciona no Cursos de Gestão de Negócios e Inovação a disciplina de Empreendedorismo e Inovação. Experiência relevante como Empreendedor na área de Comércio Exterior. Ministra Aula como professor convidado nos Cursos Presenciais de Pós Graduação e MBA da FIA-FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA e UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO assim como orienta Monografias nos cursos MBA EAD USP-ESALQ.

Cláudia Menezes da Cruz, UNIP

Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (qualificação realizada, defesa em aberto). Mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-graduação Lato Sensu em Docência para o Ensino Superior (em andamento). Pós-graduação Lato Sensu em Ensino em EAD (2018). Pós-graduação Lato Sensu em Língua e Literatura Portuguesa pela Faculdade Don Domênico (1996). Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos (1994). Habilitação nas Línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa. Docente do curso de Letras (presencial e EAD), lecionando as disciplinas de: Língua Inglesa, com certificação pela University of Cambridge: CAE - Certificate in Advanced English / CPE - Certificate of Proficiency in English); Literatura Portuguesa e Metodologias de Ensino.

Published

2020-08-17

How to Cite

Padilha Moia, R., FERNANDES, C., Flavio Stettiner, C. ., & Menezes da Cruz, C. (2020). O MARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS PARÂMETROS PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 10(01). Retrieved from https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/7