O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO MUNDO GLOBALIZADO
Palavras-chave:
Consumo consciente, Orçamento doméstico, reserva financeira de emergênciaResumo
O objetivo deste estudo é identificar a Educação Financeira como estratégia pessoal e empresarial atualmente na realidade de um mundo digital globalizado. Pretendeu-se analisar os processos de legitimação na sua aplicabilidade e a necessidade de programas de orientações financeiras nas escolas e nas organizações, apontar as diretrizes e procedimentos em termos de aplicação no mercado financeiro com a finalidade de poupar. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica que teve como base livros, artigos científicos, dados extraídos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor [PEIC], Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA] e Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Os resultados demonstraram que a Educação Financeira no mundo globalizado, tem partido de movimentos, tratados e acordos internacionais que tem influenciado as mudanças, assim como a sensibilização das instituições bancárias e das entidades públicas e privadas, a conduzir as gestões financeiras com foco no consumo consciente e a transparência nas boas práticas. A educação financeira nas escolas e nas universidades como disciplina representa a importância de poupar e conduzir o consumo com responsabilidade. Avaliou-se que os tipos de riscos que podem ser evitados a fim de auxiliar as pessoas a partir do conhecimento em educação financeira: situações de endividamento, pagamento de altos juros, redução da capacidade de crescimento financeiro e material, carência de recursos para aplicar em melhorias nas empresas, incertezas futuras em termos de estabilidade familiar e empresarial, etc. Por fim como efetuar o orçamento doméstico e iniciar a reserva financeira de emergência.
Referências
Assi, Marcos. 2013. Gestão de Compliance e Seus Desafios. Como Implementar Controles Internos, Superar Dificuldades e Manter a Eficiência dos Negócios. Ed. São Paulo: Saint Paul.
Banco Central do Brasil [BACEN]. 2022. Estatísticas monetárias de crédito. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticasmonetariascredito> Acesso em: 28 de abril de 2022.
Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. 2015. A Base. Educação Básica – Competência Gerais da Educação Básica. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 29 de outubro de 2021.
Britto, Reginaldo Ramos de. 2012. Educação Financeira: Uma pesquisa documental crítica. 263 fls. Mestrado em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Calado, Luiz. 2010. Fundos de Investimentos. 1 Ed. São Paulo: Elsevier.
Carvalho, Camila. 2018. De Devedor a Poupador: Finanças Pessoais. 1 Ed. São Paulo: ASIN.
Damiani, Denise.2016. Ganhar, Gastar, Investir.1ed. Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Harmuch, Daniela. 2017. Tarefas para uma Educação Financeira: Um estudo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.
Hofmann, R.M.; Moro, M.L.F. 2012. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para ENEF. Zetetiké, Campinas, São Paulo.
Housel, Morgan. 2020. A Psicologia Financeira. 1. Ed. Rio de Janeiro. Harper Collins.
Instituto Brasileiro de Geografia Estatística [IBGE]. 2022. Painel de Indicadores. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/indicadores > Acesso em: 01 de maio de 2022.
Levi, Guido Carlos. 2018 Doenças que mudaram a história. 1 Ed. São Paulo: Contexto.
Lima, Fabiano Guasti. 2015 Análise de Riscos. 1. Ed. São Paulo: Atlas.
Marques, M. L. M.; Frade, C. 2003. Regular o sobreendividamento. Coimbra, 2003.
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra.
Ministério da Educação [MEC]. 2014. Estratégia Nacional de Educação Financeira [ENEF]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/20340-conferencias-sobre-educacao-financeira-acontecerao-em-maio> Acesso em: 01 de maio de 2022.
Munroe, Mylles. 2010. Vendendo a crise. São Paulo: Bello Publicações.
Neves, Roberto de Castro. 2010. Crises empresariais com a opinião pública: como evitá-las e administrá-las: casos e histórias. 8. Ed. Rio de Janeiro: Mauad.
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor [PEIC]. 2022. Índices. Disponível em: < https://www.fecomercio.com.br/pesquisas/indice/peic> Acesso em: 01 de maio de 2022.
Penteado, M. G. Computer-based learning environments: Risks and uncertainties for teachers. 2001. Ways of Knowing Journal. Rio Claro, SP.
Piccini, R. A., Pinzetta, G. 2014. Planejamento financeiro pessoal e Familiar. Unoesc & Ciência – ACSA.
Pinheiro, Juliano. 2016. Mercado de capitais. 9 Ed. São Paulo: Atlas.
Sampaio, Marília de Ávila e Silva. 2018. Superendividamento e consumo responsável de crédito. Brasília: TJDFT.
Senhoras, Elói Martins. 2020. Impactos econômicos da pandemia da COVID-19. 1. Ed. Boa Vista: Editora da UFRR.
SERASA. 2022. Mapa de inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil. Mapa Março 2022. Disponível em:<https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil> Acesso em: Abril de 2022.
Silva, Pedro Pereira da. 2020. Educação Financeira: Uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental. Mestrado profissional em ensino de matemática. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathaly Barbato, Rafael Guem Murakami, Bruno Andrade Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.