O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO MUNDO GLOBALIZADO

Autores

Palavras-chave:

Consumo consciente, Orçamento doméstico, reserva financeira de emergência

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a Educação Financeira como estratégia pessoal e empresarial atualmente na realidade de um mundo digital globalizado. Pretendeu-se analisar os processos de legitimação na sua aplicabilidade e a necessidade de programas de orientações financeiras nas escolas e nas organizações, apontar as diretrizes e procedimentos em termos de aplicação no mercado financeiro com a finalidade de poupar. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica que teve como base livros, artigos científicos, dados extraídos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor [PEIC], Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA] e Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Os resultados demonstraram que a Educação Financeira no mundo globalizado, tem partido de movimentos, tratados e acordos internacionais que tem influenciado as mudanças, assim como a sensibilização das instituições bancárias e das entidades públicas e privadas, a conduzir as gestões financeiras com foco no consumo consciente e a transparência nas boas práticas.  A educação financeira nas escolas e nas universidades como disciplina representa a importância de poupar e conduzir o consumo com responsabilidade. Avaliou-se que os tipos de riscos que podem ser evitados a fim de auxiliar as pessoas a partir do conhecimento em educação financeira: situações de endividamento, pagamento de altos juros, redução da capacidade de crescimento financeiro e material, carência de recursos para aplicar em melhorias nas empresas, incertezas futuras em termos de estabilidade familiar e empresarial, etc. Por fim como efetuar o orçamento doméstico e iniciar a reserva financeira de emergência.

Biografia do Autor

Nathaly Barbato, USP/Esalq

MBA Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP-SP), Pós graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Certificada pela CPA-20.

Rafael Guem Murakami, USP/Esalq; Faculdade Flamingo; UNICID

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhembi Morumbi (2018), especialização em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta (2007), especialização em Formação Docente para o Ensino Superior (2015), MBA em Finanças e Banking pelo Centro Universitário das Faculdade Metropolitanas Unidas (2019), especialização em Gestão de Projetos e Portfólios pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), Especialização em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco (2022), Especialização em MBA em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tenologias e Educação a Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tutoria em Educação à Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em MBA em Digital Business pela USP/Esalq (2022) e mestrado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2020). Atualmente é professor da Faculdade Flamingo, tutor presencial da Universidade Cidade de São Paulo e professor orientador da USP/Esalq. Tem experiência em coordenação geral EaD, de curso superior e tutoria EaD, na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância,accg, inovação, custos em saúde, ensino superior, opme, requisitos de software, inclusão de deficientes pesquisa bibliométrica, desenvolvimento tecnológico e cloud computing.

Bruno Andrade Costa, USP/Esalq

Possuo graduação em Farmácia Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2006); Especialização em Farmacologia Clínica pela Faculdade Oswaldo Cruz - FOC (2010); Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2019); Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES (2021); Especialização em Tecnologias em Educação a Distância pela Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES (2021); Especialização em Acupuntura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022); Especialização em Análises Clínicas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022), Especialização em Acupuntura pela UniAmérica (2022); Especialização em Estética Facial e Corporal Avançada pela UniAmérica (2022) e Especialização em Dermatologia e Estética pela Faculdade do Norte de Mato Grosso (2022); Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2019). Possuo experiências em diversas áreas como: farmacêutico responsável técnico em drogaria, distribuidora e exportadora de cosméticos, farmacêutico hospitalar e clínico hospitalar, laboratório de análises clínicas, docência no ensino superior (graduação e pós-graduação) e pesquisa básica nas seguintes áreas: Farmacologia e Microbiologia, atuando principalmente nos compostos naturais derivados de animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos. Imunologia e Biologia Celular com ênfase em imunologia de tumores, terapia gênica, angiogênese e anti-angiogênese. Desde o ano de 2019 atuo como orientador dos cursos do MBA USP/Esalq e desde 2021 estou como coordenador no curso superior de bacharelado em Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES), docente nos cursos superiores na área da saúde e responsável técnico pelo laboratório de análises clínicas da faculdade.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Barbato, N. ., Guem Murakami, R., & Andrade Costa, B. (2023). O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO MUNDO GLOBALIZADO . Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 12(2), 62–78. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/79