PRECIFICAÇÃO ADEQUADA PARA MARCAS DO SETOR ÓTICO COM BASE NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO BRASILEIRO

Autores

  • Camila de Almeida Rinaldi Universidade de São Paulo (USP)
  • Ricardo Lerche Eleutério Unifaveni e Universidade Cruzeiro do Sul
  • Gilmara Lima de Elua Roble Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Precificação. Setor ótico. Cenário pós pandêmico.

Resumo

A proposta desse trabalho foi identificar os problemas do consumidor do setor ótico num cenário pós pandêmico no Brasil e conseguir gerar através de estudos e pesquisas quais seriam os preços ideais para se trabalhar de acordo com as possibilidades de cada classe social. Essa formulação de preços teve como base um diagnóstico do comportamento de consumo dessas classes dentro do setor ótico e um levantamento de posicionamento de preços por grupo de marcas de acordo com público-alvo.

Referências

BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2004.

CAMPOMAR, Marcos Cortez; CAMPOMAR, Marcelo Barbieri. Definindo o preço de um produto ou serviço. 2018. BH1: marketing e tecnologia. Disponível em: https://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/definindo-o-preco-de-um-produto-ou-servico/. Acesso em: 05 de Ago. 2022

CLEMENTE, Ademir (org.). Projetos empresariais e públicos. São Paulo: Atlas, 1998.

CONTÁBEIS. Tabelas Salário-Mínimo de 1994 a 2022, 2022. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/tabelas/salario-minimo/. Acesso em: 27 de Jul. 2022

DINO. Setor óptico nacional enxerga retomada para 2019. 2019. Disponível em: https://www.abioptica.com.br/setor-optico-nacional-enxerga-retomada-para-2019/. Acesso em: 30 de Jul. 2022

EQUIPE INFOMONEY. Classes D e E continuarão a ser mais da metade da população até 2024, projeta consultoria: Porcentagem dos mais pobres só voltará ao nível de 2014, o melhor da série histórica iniciada em 1999, daqui a 6 anos. InfoMoney. 2022. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/classes-d-e-e-continuarao-a-ser-mais-da-metade-da-populacao-ate-2024-projeta-consultoria/. Acesso em: 25 de Jul. 2022

FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GAVRAS, Douglas. Inflação de abril fica em 1,06% e atinge 12,13% em 12 meses. Folha de São Paulo. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/05/inflacao-de-abril-fica-em-106-e-atinge-1213-em-12-meses.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa. Acesso em: 28 de Mai. 2022

GRAND VIEW RESEARCH, Eyewear Market Size, Share & Trends Analysis Report By Product (Contact Lenses, Spectacles, Sunglasses), By Distribution Channel, By Region, And Segment Forecasts, 2021 – 2028. Disponível em: https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/eyewear-industry. Acesso em: 07 de Mar. 2022

HANSEN, Stephen C.; OTLEY, David T.; VAN DER STEDE, Wim A. Practice developments in budgeting: an overview and research perspective. Journal of management accounting research, v. 15, n. 1, p. 95-116, 2003.

JANONE, Lucas; BRASIL, Filipe. Intenção de consumo das famílias no Brasil cresce 11% em um ano, aponta CNC. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/intencao-de-consumo-das-familias-no-brasil-cresce-11-em-um-ano-aponta-cnc/. Acesso em: 27 de Jul. 2022

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 15ª edição, 2019.

MARTINS, Sergio Pinto. Comentários à CLT. 19ª edição. São Paulo: Atlas, 2015.

MATOS, Thaís. Em 5 anos, real perdeu 30% de seu poder de compra. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/04/em-5-anos-real-perdeu-quase-30percent-de-seu-poder-de-compra.ghtml. Acesso em 27 de Jul. 2022

MENDES, Diego. Pirataria: prejuízo do Brasil com comércio ilegal ultrapassa R$ 280 bilhões. CNN Brasil. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/pirataria-prejuizo-do-brasil-com-comercio-ilegal-ultrapassa-r-280-bilhoes/. Acesso em: 28 de Mai. 2022

NATALINO, Marco; LOPEZ, Felix. introdução à edição temática classes sociais, estado e desigualdades. Boletim de análise político-institucional, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36291&Itemid=6. Acesso em: 25 de Jul. 2022

PATAH, Rodrigo; ABEL, Carol. O que é pesquisa exploratória? Veja como obter insights e ideias com ela. MindMiners blog, 2022. Disponível em: https://mindminers.com/blog/o-que-e-pesquisa-exploratoria/. Acesso em: 20 de Nov. 2022

PEREIRA, Andressa. Preço x Valor: Você sabe a diferença? 2022. Disponível em: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/preco-x-valor-voce-sabe-a-diferenca. Acesso em: 30 de Jul. 2022

PEREIRA, Jefferson Rodrigues et al. Âncoras de decisão: um estudo de precificação com produtos originais e réplicas. Tourism & Management Studies, v. 11, n. 2, p. 189-196, 2015.

PINTO, Leonardo José Seixas; MOURA, Paola Cristina Cardoso. Formação do preço de venda e estratégias de precificação: o caso da Leader Magazine. SEGeT–Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, VIII, 2011.

PREÇO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/preco/. Acesso em: 26/10/2022.

PROCON. Pesquisa comportamental poder de compra do consumidor na pandemia. 2021. Disponível em: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/Poder-de-Compra-Consumidor-2-e-Comparativo-com-anterior.pdf. Acesso em: 27 de Jul. 2022

PUPO, Fábio. Mais da metade da população corta consumo devido à inflação, diz pesquisa. Folha de São Paulo. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/mais-da-metade-da-populacao-corta-consumo-devido-a-inflacao-diz-pesquisa.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa. Acesso em: 28 de Mai. 2022

REZENDE, Milka de Oliveira. Classe social. Mundo Educação. 2018. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/classe-social.htm. Acesso em: 25 de Jul. 2022

RIBEIRO, Heliton José et al. Precificação e lucratividade. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2007.

SOUSA, Thais. Setor de lentes e óculos se reaquece em 2021. 2021. Disponível em: https://www.abioptica.com.br/setor-de-lentes-e-oculos-se-reaquece-em-2021/. Acesso em: 30 de Jul. 2022

SOUZA, J. (Org.). Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

______. (Org.). Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo

Horizonte: Editora UFMG, 2012.

VIVAS AGUERO, Pedro Hubertus. Avaliação econômica dos recursos naturais. 1996. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-09032004-221702/publico/LL-2.pdf. Acesso em: 05 de Ago. 2022

VIVEN. Quanto ganha cada classe social? 2022. Disponível em: https://www.vivendobauru.com.br/quanto-ganha-cada-classe-social/. Acesso em: 27 de Jul. 2022

WELTER, Yasmin Ertel. Análise do poder de compra do salário mínimo a partir da alteração do processo de correção do salário estabelecido em 2007. 2021. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11737. Acesso em: 27 de Jul. 2022

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

de Almeida Rinaldi, C., Lerche Eleutério, R. ., & Lima de Elua Roble, G. (2025). PRECIFICAÇÃO ADEQUADA PARA MARCAS DO SETOR ÓTICO COM BASE NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO BRASILEIRO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 14(2), 33–55. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/146

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)