Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações apresentam as respectivas legendas, citando a fonte completa.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do texto submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.
  • O arquivo está formatado no template da revista?
  • O comprovante de autorização de publicação foi incluído em arquivos complementares?
  • Os autores realizaram a análise do texto em ferramentas anti-plágio, como o copyspider ou outros?
  • Foi enviado o termo de autorização?

Diretrizes para Autores

TEMPLATE DE SUBMISSÃO DOS PAPERS: 

Link do TEMPLATE.

TEMPLATE do TERMO DE AUTORIZAÇÃO

Link do TERMO.

 

1. Os artigos deverão ser inéditos, não tendo sido publicado de forma impressa ou eletrônica. A comprovação de ineditismo é de responsabilidade dos autor(es);

2. Serão aceitos artigos submetidos em português, inglês ou espanhol. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva;

3. Para a redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA) ou ABNT;

4. Após o título do trabalho (que deve estar em letra maiúscula), na linha seguinte, é necessário conter o nome do autor, e-mail e Instituição de origem;

5. A classificação do Artigo pode contemplar as seguintes dimensões: (podendo ter mais de uma concomitante): Modelo/Teoria Inédita; Pesquisa de Campo / Empírica / Laboratorial; Aplicações Práticas; Estudo de Caso e de Ensino; Análise Descritiva e Crítca; Pesquisa Bibliografica/ Documental.

Em relação aos artigos técnicos os mesmos não devem exceder 5 páginas.

6. Na primeira página do artigo deverá contar título (centralizado e em negrito, letra maiúscula), resumo, palavras-chave e abstract, keywords, com no máximo 300 palavras, e logo em seguida a introdução. Os tópicos deverão estar em negrito e em letra maiúscula, alinhado à esquerda;

7. Os nomes dos autores devem ser omitidos do corpo do texto para facilitar a revisão pelo sistema Blind Review, que omite do revisor a autoria do trabalho, durante o processo de revisão;

8. Em relação aos artigos, os autores precisam apresentar claramente as ideias, incluindo a utilização adequada de ilustrações e referências. Os trabalhos devem seguir o formato do periódico e, em geral, são compostos das seguintes partes: (i) introdução, que estabelece a finalidade da pesquisa (qual o tema do artigo, problematização, e qual o seu objetivo) e trata de sua relevância; (ii) referencial teórico; (iii) metodologia ou métodos e técnicas de pesquisa; (iv) resultados e discussão; (v) conclusões e recomendações; e (vi) referências bibliográficas revisadas;

9. Formato dos Trabalhos: Word do Office 97 ou posterior, Configuração das páginas: Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm), Margem superior: 3,0 cm, Margem inferior: 2,0 cm, Margem esquerda: 3,0 cm, Margem direita: 2,0 cm;

10. A configuração de textos deve seguir o padrão: Fonte Times New Roman, corpo 12 (para resumo e abstract, corpo 10); Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples; Número de páginas: mínimo de 13 (treze), máximo de 30 (trinta), incluindo ilustrações, bibliografia (referências) e notas de rodapé de texto;

11. O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;

12. O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;

13. O Editor pode ou não aceitar um artigo após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;

14. O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA); ou ABNT;

15. O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e a revisão ortográfica e gramatical;

16. No sistema OJS, adotado pela revista RIT, o autor(es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;

17. O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);

18. As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;

19. Os resumos precisam estar em duas línguas, preferencialmente em espanhol e inglês;

20. É necessário que os autores informem o ORCID na sua base de dados de submissão.

21. O artigo deve ser submetido somente online pelo site da revista.

 

Observações relevantes:

  1. a) Os artigos não devem conter a identificação do(s) autor (es). A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares. 
  2. b) Submeter um arquivo complementar, em word, anexo, com a folha de rosto composta, também, do nome dos autores, titulação, instituição, além de nota de rodapé com o endereço do primeiro autor e o e-mail de todos os autores.  
  3. c) Submeter arquivo complementar em pdf com declaração de direitos autorais, conforme template disponibilizado.
  4. d) Os nomes dos autores devem ser completos, constar sempre na sua ordem correta, sem inversões, pois não serão realizadas correções posteriormente.

 

 

Artigos

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