PREPARAÇÃO CONTÍNUA PARA O ENADE: ANÁLISE DE QUESTÕES E APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

  • Gina Magali Horvath Miranda Faculdade Flamingo
  • Elida Pereira Macedo Faculdade Flamingo
  • Alessandro Marco Rosini Faculdade Flamingo

Palavras-chave:

Enade, Taxonomia de Bloom, Desempenho acadêmico, avaliação educacional

Resumo

O projeto de estudos para o ENADE tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos por meio de uma preparação estruturada, focada na análise das questões de edições anteriores do exame. A proposta baseia-se na premissa de que uma abordagem contínua e planejada, alinhada ao entendimento da estrutura das provas e das estratégias de resolução, pode aumentar significativamente as chances de acerto dos estudantes. O projeto envolve tanto a revisão de conteúdos essenciais à formação profissional quanto a utilização de técnicas de resolução, como a leitura atenta das alternativas e o descarte das opções incorretas. Iniciado em 2020, o projeto começou com a análise das provas dos três últimos ENADEs e a adaptação de questões ao conteúdo de cada curso, com aulas semanais focadas nos alunos concluintes. No entanto, devido à pandemia, a aplicação do exame foi adiada e a adesão dos alunos foi baixa, o que resultou em desempenho aquém do esperado. Nos anos seguintes, apesar da continuidade do projeto, desafios como a pouca participação dos alunos e a adaptação ao formato das questões prejudicaram os resultados. Em 2024, o projeto passou a envolver todos os alunos e professores da instituição, incluindo intervenções semanais nas aulas, simulados online e o uso de grupos de WhatsApp para reforçar o estudo. Apesar dos obstáculos, os avanços foram visíveis, e a participação crescente dos alunos indicou que o projeto tem potencial para melhorar a preparação dos alunos para o ENADE.

Biografia do Autor

Gina Magali Horvath Miranda, Faculdade Flamingo

Gina Magali Horvath Miranda; Faculdade Flamingo SP; gina.miranda@grupoflamingo.com

Possui graduação em Bracharel Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Foi Professora titular - E E Prof Antonio Francisco Redondo por 27 anos, professor titular do Grupo Educacional Flamingo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Línguas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria das transformações, processamento de lingua natural, integral dupla, geometria hiperbólica e teoria da cognição corporificada.

Elida Pereira Macedo, Faculdade Flamingo

Elida Pereira Macedo; Faculdade Flamingo SP; elida.macedo@grupoflamingo.com   

Experiência em mais de 36 anos nas áreas Administrativa, Comercial e Financeira em empresas e instituições financeiras (nacionais e multinacionais), nos segmentos gerenciais e de relacionamento personal. Vivência em definição de estratégias, em momento de crise econômica, dos investimentos, diminuindo os riscos dos fundos disponíveis e garantindo o lucro da empresa. Mestra em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário Fieo, especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Flamingo, Graduada em Administração pela Faculdade Flamingo e em Pedagogia pela Faculdade Paulista, possui formação Profissional Mentoring Coaching Holo-Sistêmico ISOR, pelo Instituto Holos. Professora Universitária (Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, gestão de pessoas e educação apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Atua como Coordenadora dos Cursos de Administração, Gestão Comercial e Processo Gerenciais e de Pós-graduação da Faculdade Flamingo. Engajada em atividades com Metodologias Ativas de Aprendizagem. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade Flamingo. Avaliadora de artigos e trabalhos para Revista Científica.

Alessandro Marco Rosini, Faculdade Flamingo

Experiência em mais de 25 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Governança Corporativa e Gestão Educacional nos segmentos empresarial e educacional, apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutorado em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física, em Processos Gerenciais e em Administração de Empresas. Fluência no idioma inglês. Professor Universitário (Mestrado, Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, tecnologia, educação e comunicação envolvendo as subáreas de tecnologias da informação e comunicação, organização e estratégia. Experiência em Gestão Acadêmica em Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa. (CAPES e INEP).

Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/5109240355917713.

https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=0FHUD20AAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate 

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Miranda, G. M. H., Macedo, E. P., & Marco Rosini, A. . (2025). PREPARAÇÃO CONTÍNUA PARA O ENADE: ANÁLISE DE QUESTÕES E APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 14(2), 123–137. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/165

Edição

Seção

Relato Tecnológico

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