Diferentes aspectos, práticas e modelos de avaliação comportamental do trabalho

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Comportamental. Comportamento Organizacional. Modelos de avaliação. Desenvolvimento de pessoas. Melhores práticas.

Resumo

A avaliação comportamental no trabalho é uma prática essencial nas organizações modernas, envolvendo a análise sistemática do comportamento dos colaboradores nesse ambiente para destacar as competências, pontos fortes e áreas de desenvolvimento. O objetivo deste artigo é analisar as práticas atuais de avaliação comportamental no ambiente de trabalho, explorar modelos eficazes, práticas modernas, e propor estratégias que permitam às organizações otimizarem a avaliação comportamental para aprimorar o desempenho dos funcionários, aumentar a satisfação no trabalho e alcançar seus objetivos organizacionais de forma mais eficaz. Aborda-se o tema da Avaliação Comportamental no Trabalho, explorando princípios, teorias e práticas. O problema de pesquisa central é como as organizações podem melhorar essa avaliação, integrando práticas contemporâneas e modelos eficazes para aprimorar o desempenho dos funcionários, a satisfação no trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais. Conclui-se que a melhoria da avaliação comportamental requer uma abordagem adaptativa e atualizada para atender às demandas em constante mudança das organizações e de seus colaboradores.

Referências

Dutra, J. S., Fleury, M.T. L., & Ruas, R. (2013). Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas.

El-Kouba, A., Roglio, K. D. D., Del Corso, J. M., & Silva, W. V. da . (2009). Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista De Administração De Empresas, 49(3), 295–308. https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300005 Acessado em 16/09/2023.

Ferreira, P. I. (2015). Série MBA Gestão de Pessoas - Gestão por Competências. Rio de Janeiro: LTC.

Leonardo, J.M.A. (2002). A Guerra do sucesso pelos talentos humanos. Revista Produção v. 12 n. 2. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/RXfxjh8nK9YjyRP4NjqQmbD/?format=pdf&lang=pt Acessado em 17/09/2023.

Lucena, M.D.D. S. (2012). Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Malheiros, B. T., & Rocha, A.R. C. (2014). Série MBA - Gestão de Pessoas - Avaliação e Gestão de Desempenho. Rio de Janeiro: LTC.

McClelland, D. C. (1973). Testing for competence rather than for intelligence. American Psycho-logist: Washington.

Newstrom, J. W. (2011). Comportamento organizacional. 12 ed. Porto Alegre: AMG.

Robbins, S.P. (2002). Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Nogueira Lima, J., Cota da Silva, H., & José Lopes, F. (2023). Diferentes aspectos, práticas e modelos de avaliação comportamental do trabalho. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 13(2), 57–67. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)