GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE MANUFATURA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTO

Autores

  • Renan de Almeida USP ESALQ-SP
  • Bruno Andrade Costa USP ESALQ-SP

Resumo

Alterações de comportamento e necessidades gerais da sociedade estão cada vez mais complexas e imprevisíveis. A COVID-19 foi o acontecimento mais recente que transformou bruscamente o comportamento de toda população e impactou o mundo com milhões de mortos até o momento. Nesse cenário as organizações estão adotando o desenvolvimento integrado de produto como estratégia para responder mais rapidamente a pressão e competitividade do mercado e atender as demandas da sociedade. Com base nisso, esse trabalho teve como objetivo a estruturação do processo de manufatura no desenvolvimento integrado de produto em uma indústria de dispositivos médicos. Primeiramente foi estruturado o escopo de atuação do departamento de engenharia de processos na organização através de benchmarking com especialistas da área de manufatura. Em seguida foi realizado o mapeamento e sequenciamento das atividades, a estimativa de duração e posteriormente a elaboração do cronograma. Como resultado desse trabalho foi possível constatar que a área de manufatura é diferente em cada organização, uma vez que isso está diretamente correlacionado com o contexto, nível tecnológico, modelo de negócio e segmento de mercado de atuação da empresa. A partir da estruturação do escopo de atuação foi elaborada uma proposta para o processo de desenvolvimento integrado de produto através de um cronograma das atividades de manufatura, considerando o trabalho de engenharia simultânea. Por fim, com a implementação desse novo processo é esperado uma redução no tempo de desenvolvimento de projetos, permitindo ganho em time to Market de novos produtos.

Biografia do Autor

Bruno Andrade Costa, USP ESALQ-SP

Possuo graduação em Farmácia Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2006); Especialização em Farmacologia Clínica pela Faculdade Oswaldo Cruz - FOC (2010); Especialização em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2019); Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2019). Atualmente estou cursando especialização em Dermatologia e Estética na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES); cursando especialização em Tecnologias em Educação a Distância na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES); cursando especialização em Tutoria em Educação a Distância na Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES) e Acupuntura na Faculdade Venda nova do Imigrante (FAVENI). Possuo experiências em diversas áreas como: farmacêutico responsável técnico em drogaria, distribuidora e exportadora de cosméticos, farmacêutico hospitalar e clínico hospitalar, laboratório de análises clínicas, docência no ensino superior (graduação e pós-graduação) e pesquisa básica nas seguintes áreas: Farmacologia e Microbiologia, atuando principalmente nos compostos naturais derivados de animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos. Imunologia e Biologia Celular com ênfase em imunologia de tumores, terapia gênica, angiogênese e anti-angiogênese. Desde o ano de 2019 atuo como orientador dos cursos do MBA USP/Esalq. Atuo também como coordenador no curso superior de bacharelado em Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES), docente nos cursos superiores na área da saúde e responsável técnico pelo laboratório de análises clínicas da faculdade.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Renan de Almeida, & Andrade Costa, B. (2022). GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE MANUFATURA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 12(1), 77–98. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/61

Edição

Seção

Artigos