Transtorno do Espectro Autista
o desenvolvimento do ser integrado
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Gestalt-terapia, intervenção terapêutica. Inclusão.Resumo
O objetivo geral do artigo é compreender o transtorno do espectro autista e o processo de intervenção na perspectiva da Gestalt-terapia. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica, que incluiu a análise de livros e artigos em sites acadêmicos e científicos selecionados em base de dados eletrônicos como: Scielo e PePSIC nos anos de 2014 a 2021. O estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa e teve como foco compreender o transtorno do espectro autista e a forma como a Gestalt-terapia pode ser aplicada no processo de intervenção terapêutica. O artigo fornece uma revisão da literatura sobre o transtorno do espectro autista, apresenta os princípios fundamentais da Gestalt-terapia e formas de intervenção terapêutica na perspectiva da Gestalt-terapia.
Referências
AXLINE, V.M. Ludoterapia: A dinâmica interior da infância. Minas Gerais, Editora Interlivros, 1972.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013.
AMESCUA, G. Autismo na Teoria Gestalt: Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade. Gestalt Review. Xalapa, México. 1999.
BARROS, M.N. O psicoterapeuta invisível: reflexões sobre a prática Gestáltica com ajustamentos autistas. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262014000100012 Acessado em 11/04/2023.
DEMETERKO, A.M.B.; SOMAVILLA, F.C. Compreensões gestálticas e gestaltpedagógicas sobre o autismo. Rev. NUFEN. Vol.13, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912021000100002 Acessado em 15/04/2023.
FERNANDES, C.S; TOMAZELLI, J.; GIRIANELLI, V.R. Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicol. USP 31. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/4W4CXjDCTH7G7nGXVPk7ShK/?lang=pt Acessado em 12/04/2023.
FREITAS, A. B. M. Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo. Educação e Filosofia. Vol. 65. Uberlândia, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596X2018000200463&lng=en&nrm=iso Acessado em 05/04/2023.
MARQUES, M.A.N.; CARDOSO, F.P.; GOMES, S.A.C.; MARQUES, B.B. A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva da Gestalt-terapia: uma revisão integrativa. Revista IGT na Rede. Vol. 16. 2019. Disponível em: https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/571/793 Acessado em 15/04/2023.
RATEY, J.J. e JOHNSON, C. Síndromes Silenciosas: Como reconhecer as disfunções psicológicas que alteram o curso de nossas vidas. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1997.
RIVIERE, A. O autismo e os transtornos globais do desenvolvimento. In: COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 3.
ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. 6.ed. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2009.
PERLS, F.S. e Org. Isto é Gestalt. Summus: São Paulo, 1977.
SOARES, M.N.S.; FERREIRA, W.N.B. O funcionamento autista sob a ótica da clínica gestáltica. Rev.Nufen: Phenom. Interd. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v10n2/a06.pdf Acessado em 15/04/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henrique Cota da Silva, Jane Nogueira Lima, Fernando José Lopes, Daiane Marques Schincaglia, Vanessa Benedeti Morales Santos, Tania Regina Oshiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.