Revista de Inovação e Tecnologia - RIT https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit <p>Inovação e Tecnologia são temas relevantes e de destaque, tanto em organizações, públicas como privadas.</p> <p>A Inovação é imprescindível não só para o progresso, mas também para superar os críticos desafios no que tange ao desenvolvimento e sustentabilidade.</p> <p>Corroborar para o contexto da evolução e da inovação, por intermédio de ações construtivas no que tange ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que possam contribuir tanto para um ensino melhor e de qualidade e para as práticas nas organizações, é de vital importância aos indivíduos.</p> <p>Esta revista tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas nacionais e internacionais relacionadas à Inovação e à Tecnologia que possam contribuir para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade das áreas das ciências sociais, ambientais, agrárias, ciências da computação, educação, saúde e, das engenharias, dentre outras.</p> <p> </p> <p><strong>A REVISTA RIT publica artigos de pesquisa, relatos e artigos técnicos.</strong></p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>Classificação Capes- Qualis B3</strong></p> pt-BR <p>A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.</p> alessandro.rosini@grupoflamingo.com (Alessandro Marco Rosini) alessandro.rosini@grupoflamingo.com (Alessandro Marco Rosini) Qui, 09 Jan 2025 23:54:06 +0000 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS: PROPOSTA DE EXTENSÃO NO CONTEXTO DA EPT https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/126 <p>Nos dias atuais é premente a necessidade da discussão de assuntos que versem sobre questões financeiras, pois somos circundados por essa temática constantemente, seja em conversas informais, através dos noticiários, bem como no seio familiar. Nesse ínterim, este trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que tem como fio condutor a propositura de um projeto de extensão que vise levar a um determinado público/comunidade, por meio de palestras e consultorias, conhecimentos teóricos e práticos advindos da Educação Profissional e Tecnológica coadunando com o universo da Educação Financeira e a realidade de moradores pertencentes a Associações Comunitárias. Para tanto, temos como objetivo geral: refletir sobre o papel formativo e social da Educação Profissional e Tecnológica frente as demandas reais e urgentes da nossa sociedade, a exemplo do letramento financeiro e como objetivos específicos: (1) reconhecer a importância da Educação Financeira para a vida pessoal, familiar e comunitária; (2) indicar a atividade de Extensão como uma ferramenta eficaz para compartilhamento e troca de saberes; (3) propor uma atividade de intervenção pedagógica alinhada com as práticas da EPT. No tocante aos aspectos metodológicos seguimos por uma abordagem qualitativa, objetivo-exploratória, encontrando nas produções bibliográficas o aporte teórico para fundamentar nossa pesquisa. Como resultados, esperamos com essa proposta conduzir os discentes para uma ensino contextualizado às relevantes questões econômicas que permeiam a sociedade contemporânea (visão holística), e assim colaborar para um processo de ensino e aprendizagem que promova uma formação mais global/integral, não só de novos profissionais, mas também de cidadãos atuantes e engajados com a realidade econômica social, fomentando experiências únicas e aportes necessários, que promovam a ampliação dos conhecimentos adquiridos, correlacionando adequadamente, a prática comunitária, questões contemporâneas e a teoria acadêmica.</p> Erijackson Nunes de Santana, Rodiney Marcelo Braga dos Santos Copyright (c) 2025 Erijackson Nunes de Santana, Rodiney Marcelo Braga dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/126 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 TECNOLOGIAS EMERGENTES NA MODA: ANALISÉ DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE COLEÇÕES DE MODA E NA PROPAGAÇÃO DE NOVAS INOVAÇÕES https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/135 <p>Este trabalho examinou as coleções de moda desenvolvidas por Anna Battista e Hillary Taymour, nas quais a inteligência artificial (IA) desempenhou um papel fundamental como ferramenta criativa. Ao analisar essas coleções, foi possível observar como a IA está sendo integrada no processo de criação de moda, permitindo inovações estéticas e técnicas. Ambas as coleções refletiram uma abordagem inovadora, combinando elementos históricos com uma estética contemporânea. Enquanto Anna Battista se inspirou no período renascentista para suas peças de estilo casual e esportivo, Hillary Taymour utilizou a IA para criar uma coleção audaciosa e vibrante para a Collina Strada. Além disso, discutimos o impacto mais amplo da IA na indústria da moda, abordando questões como colaboração entre designers, fabricantes e consumidores, otimização da cadeia de suprimentos e logística, bem como implicações éticas e sociais do uso generalizado da IA. Este estudo destaca o papel transformador da IA na moda e as oportunidades e desafios associados à sua adoção na indústria.</p> Marcos Daniel da Silva Oliveira Copyright (c) 2025 Marcos Daniel da Silva Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/135 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 PRECIFICAÇÃO ADEQUADA PARA MARCAS DO SETOR ÓTICO COM BASE NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO BRASILEIRO https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/146 <p>A proposta desse trabalho foi identificar os problemas do consumidor do setor ótico num cenário pós pandêmico no Brasil e conseguir gerar através de estudos e pesquisas quais seriam os preços ideais para se trabalhar de acordo com as possibilidades de cada classe social. Essa formulação de preços teve como base um diagnóstico do comportamento de consumo dessas classes dentro do setor ótico e um levantamento de posicionamento de preços por grupo de marcas de acordo com público-alvo.</p> Camila de Almeida Rinaldi, Ricardo Lerche Eleutério, Gilmara Lima de Elua Roble Copyright (c) 2025 Camila de Almeida Rinaldi, Ricardo Lerche Eleutério, Gilmara Lima de Elua Roble https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/146 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 PROSPECÇÃO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DE UM GRUPO EMPRESARIAL AVÍCOLA https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/148 <p>A indústria, o comércio e o agronegócio são grandes geradores de resíduos, o que cria uma necessidade de tratamento, transporte e deposição em aterros sanitários. Alagoas, onde o agronegócio se destaca, tem grande carência de fábricas recicladoras de resíduos animais. O artigo descreve um estudo de caso realizado nas instalações de um grupo empresarial avícola, situado no município de Arapiraca-Alagoas, tendo o propósito de prospectar maquinários para instalação de uma planta industrial de beneficiamento de resíduos do seu abatedouro, gerando coprodutos que podem ser transformados em aditivos nutricionais na formulação de diversos tipos de rações para aviários e ainda em criatórios de peixes e camarão. Os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa exploratória, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, visto que foi necessário identificar os elementos internos da organização, bem como os elementos externos relacionados à atuação do ecossistema de inovação da região que poderiam interferir no novo empreendimento. O resultado da pesquisa identificou empresas que comercializam maquinários de reciclagem; permitiu apontar as oportunidades e os desafios do setor avícola; e buscou a viabilidade de um negócio que envolveria os criadores de frango, os abatedouros da cidade e da empresa pesquisada, para investir e compartilhar na compra dos equipamentos, nos custos operacionais, mão-de-obra e distribuição de produtos, adotando o modelo de cooperativismo que fortaleceria a proposta de implantação de uma tecnologia ambiental, rentável e sustentável.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVES:</strong> agronegócio, setor avícola, fábrica recicladora de resíduo animal, ração animal, cooperativismo.</p> Maria Tereza D'ÁVILA DE ALBUQUERQUE, José Edmundo ACCIOLY DE SOUZA Copyright (c) 2025 Maria Tereza D'Ávila de Albuquerque, Edmundo Accioly https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/148 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 APLICAÇÃO DE CIÊNCIA DE DADOS PARA CENTROS CIRÚRGICOS: REVISÃO NARRATIVA https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/149 <p>Este artigo teve como objetivo revisar o emprego da ciência de dados em saúde para apoiar a gestão de centros cirúrgicos, buscando entender como essa ciência pode melhorar a qualidade da assistência à saúde intervencionista por meio da captura, organização, análise e modelagem de dados. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, na qual se investigou a utilidade e a objetividade da aplicação da ciência de dados em centros cirúrgicos, com o foco no aprimoramento dos procedimentos cirúrgicos. Os artigos foram analisados quanto à aplicação da SDS (<em>Surgical Data Science</em>), enfatizando as etapas de treinamento, <em>feedback</em>, avaliação e suporte à decisão em cirurgia. Doze artigos foram selecionados, sendo que apenas cinco mencionaram diretamente o uso desses dados para a melhoria de procedimentos e processos na saúde intervencionista. A aplicação da ciência de dados em centros cirúrgicos tem potencial para melhorar os processos e procedimentos na saúde intervencionista. No entanto, deve-se considerar a dificuldade para a obtenção desses dados.</p> Antonio Valerio Netto, GABRIEL MORENO MARQUES DOS SANTOS Copyright (c) 2025 Antonio Valerio Netto, GABRIEL MORENO MARQUES DOS SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/149 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 PROTOTIPAGEM DE IMPLANTAÇÃO DE CALCULADORA TECNOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE NÍVEL DE MATURIDADE TECNOLÓGICA (TRL) NA EMPRESA VALE S/A https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/151 <p>A avaliação dos Níveis de Maturidade Tecnológica (<em>Technology Readiness Levels</em> - TRL) é amplamente utilizada para padronizar e facilitar a comunicação sobre tecnologias. No Brasil, instituições como BiotechTown, FINEP, BNDES, EMPRAPII e EMBRAPA aplicam o TRL para orientar suas estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&amp;I). Este estudo foca na aplicação do TRL na Vale S/A, foi desenvolvida uma ferramenta digital <em>GreenTax TRL</em> para classificar a maturidade tecnológica de suas inovações. O método qualitativo envolveu criar um <em>site</em> com interfaces para os nove níveis TRL, permitindo a categorização e avaliação das tecnologias da empresa. Os resultados mostraram que o TRL trouxe benefícios significativos para a gestão de tecnologias na Vale S/A, ajudando na avaliação da relação custo-benefício das inovações e no alinhamento com objetivos estratégicos e práticas de sustentabilidade. Contudo, a padronização completa do TRL ainda é um desafio para a empresa. Apesar de ter integrado o TRL em alguns projetos, a Vale enfrenta dificuldades na universalização da métrica, necessitando de uma abordagem uniforme para avaliação em toda a organização. A conclusão destaca que o TRL é uma ferramenta eficaz para a gestão e avaliação da maturidade tecnológica, promovendo inovação e alinhamento estratégico. A Vale S/A avançou com a implementação do TRL e o produto desenvolvido certamente integrará completamente o TRL em todos os setores para fortalecer sua capacidade de inovação e gestão de tecnologias para fins de tomadas de decisões.</p> Samuel Pereira Cardoso, Franco Jefferds dos Santos, Kleiton Gonçalves Lovati, Cláudio Henrique Cerqueira Costa Basquerotto Copyright (c) 2025 Samuel Pereira Cardoso, Franco Jefferds dos Santos, Kleiton Gonçalves Lovati, Cláudio Henrique Cerqueira Costa Basquerotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/151 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 DESAFIOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ERA DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/152 <p>A era digital trouxe significativas transformações e desafios para a propriedade intelectual no campo educacional. Este trabalho analisa essas mudanças e os desafios enfrentados, com foco na necessidade de políticas eficazes e práticas adaptáveis para a proteção dos direitos de propriedade intelectual, promovendo simultaneamente o acesso ao conhecimento. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise de documentos e revisão bibliográfica. Os resultados indicam a necessidade de estratégias mais robustas e adaptadas às novas tecnologias para enfrentar esses desafios. A análise também destaca a importância de políticas públicas claras e a aplicação consistente da legislação existente para proteger os direitos dos criadores de conteúdo. A digitalização facilitou o acesso à informação, mas também aumentou a vulnerabilidade às violações de direitos autorais. A falta de políticas claras nas instituições educacionais sobre o uso de materiais digitais protegidos por direitos autorais é um dos principais problemas identificados. Este estudo propõe abordagens para melhorar a proteção da propriedade intelectual, enfatizando a colaboração entre stakeholders e a necessidade de educação contínua sobre direitos autorais. Conclui-se que a adaptação rápida às mudanças tecnológicas é essencial para garantir que os direitos de propriedade intelectual sejam respeitados e que o acesso ao conhecimento seja justo e equitativo.</p> LUMA DE OLIVEIRA SILVA, Alecsandra Oliveira de Souza Copyright (c) 2025 LUMA DE OLIVEIRA SILVA, Alecsandra Oliveira de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/152 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INFANTIL https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/164 <p>O presente artigo investiga a relevância do brincar na educação especial infantil, focando em sua contribuição para o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, sobretudo, nas áreas cognitiva, socioemocional e psicomotora. A pesquisa discute as adaptações necessárias para garantir que o brincar seja inclusivo e acessível, viabilizando a participação de todas as crianças, independentemente de suas limitações. A atuação do educador é frisada como indispensável na mediação e adaptação dessas atividades, assegurando que o planejamento pedagógico considere as barreiras físicas, sensoriais e cognitivas presentes. Com base em uma revisão bibliográfica, o estudo explora metodologias lúdicas aplicadas na educação especial, o uso de tecnologias assistivas e as estratégias pedagógicas que promovem a inclusão. As discussões são fundamentadas em teorias contemporâneas e em estudos recentes, salientando a importância da formação continuada dos educadores para a aplicação eficaz dessas abordagens.</p> Letícia Cassiano Fernandes , Elida Pereira Macedo, Lucimar Regina Santana Rodrigues, Fernando José Lopes Copyright (c) 2025 Letícia , Elida , Lucimar , Fernando José Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/164 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 PREPARAÇÃO CONTÍNUA PARA O ENADE: ANÁLISE DE QUESTÕES E APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/165 <p>O projeto de estudos para o ENADE tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos por meio de uma preparação estruturada, focada na análise das questões de edições anteriores do exame. A proposta baseia-se na premissa de que uma abordagem contínua e planejada, alinhada ao entendimento da estrutura das provas e das estratégias de resolução, pode aumentar significativamente as chances de acerto dos estudantes. O projeto envolve tanto a revisão de conteúdos essenciais à formação profissional quanto a utilização de técnicas de resolução, como a leitura atenta das alternativas e o descarte das opções incorretas. Iniciado em 2020, o projeto começou com a análise das provas dos três últimos ENADEs e a adaptação de questões ao conteúdo de cada curso, com aulas semanais focadas nos alunos concluintes. No entanto, devido à pandemia, a aplicação do exame foi adiada e a adesão dos alunos foi baixa, o que resultou em desempenho aquém do esperado. Nos anos seguintes, apesar da continuidade do projeto, desafios como a pouca participação dos alunos e a adaptação ao formato das questões prejudicaram os resultados. Em 2024, o projeto passou a envolver todos os alunos e professores da instituição, incluindo intervenções semanais nas aulas, simulados online e o uso de grupos de WhatsApp para reforçar o estudo. Apesar dos obstáculos, os avanços foram visíveis, e a participação crescente dos alunos indicou que o projeto tem potencial para melhorar a preparação dos alunos para o ENADE.</p> Gina Magali Horvath Miranda, Elida Pereira Macedo, Alessandro Marco Rosini Copyright (c) 2025 Gina Magali Horvath Miranda, Elida Pereira Macedo, Alessandro Marco Rosini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/165 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000 Editorial 14 no 2 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/166 Alessandro Marco Rosini Copyright (c) 2025 Alessandro Marco Rosini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/166 Qui, 09 Jan 2025 00:00:00 +0000