Diferentes aspectos, práticas e modelos de avaliação comportamental do trabalho
Palabras clave:
Avaliação Comportamental. Comportamento Organizacional. Modelos de avaliação. Desenvolvimento de pessoas. Melhores práticas.Resumen
A avaliação comportamental no trabalho é uma prática essencial nas organizações modernas, envolvendo a análise sistemática do comportamento dos colaboradores nesse ambiente para destacar as competências, pontos fortes e áreas de desenvolvimento. O objetivo deste artigo é analisar as práticas atuais de avaliação comportamental no ambiente de trabalho, explorar modelos eficazes, práticas modernas, e propor estratégias que permitam às organizações otimizarem a avaliação comportamental para aprimorar o desempenho dos funcionários, aumentar a satisfação no trabalho e alcançar seus objetivos organizacionais de forma mais eficaz. Aborda-se o tema da Avaliação Comportamental no Trabalho, explorando princípios, teorias e práticas. O problema de pesquisa central é como as organizações podem melhorar essa avaliação, integrando práticas contemporâneas e modelos eficazes para aprimorar o desempenho dos funcionários, a satisfação no trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais. Conclui-se que a melhoria da avaliação comportamental requer uma abordagem adaptativa e atualizada para atender às demandas em constante mudança das organizações e de seus colaboradores.
Citas
Dutra, J. S., Fleury, M.T. L., & Ruas, R. (2013). Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas.
El-Kouba, A., Roglio, K. D. D., Del Corso, J. M., & Silva, W. V. da . (2009). Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista De Administração De Empresas, 49(3), 295–308. https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300005 Acessado em 16/09/2023.
Ferreira, P. I. (2015). Série MBA Gestão de Pessoas - Gestão por Competências. Rio de Janeiro: LTC.
Leonardo, J.M.A. (2002). A Guerra do sucesso pelos talentos humanos. Revista Produção v. 12 n. 2. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/RXfxjh8nK9YjyRP4NjqQmbD/?format=pdf&lang=pt Acessado em 17/09/2023.
Lucena, M.D.D. S. (2012). Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Editora Atlas S.A.
Malheiros, B. T., & Rocha, A.R. C. (2014). Série MBA - Gestão de Pessoas - Avaliação e Gestão de Desempenho. Rio de Janeiro: LTC.
McClelland, D. C. (1973). Testing for competence rather than for intelligence. American Psycho-logist: Washington.
Newstrom, J. W. (2011). Comportamento organizacional. 12 ed. Porto Alegre: AMG.
Robbins, S.P. (2002). Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jane Nogueira Lima, Henrique Cota da Silva, Fernando José Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.