O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INFANTIL

Autores

  • Letícia Cassiano Fernandes Faculdade Flamingo
  • Elida Pereira Macedo Faculdade Flamingo
  • Lucimar Regina Santana Rodrigues Faculdade Flamingo
  • Fernando José Lopes Faculdade Flamingo/ FMU

Palavras-chave:

Educação Especial. Brincar Inclusivo. Desenvolvimento Infantil. Metodologias Lúdicas. Tecnologias Assistivas

Resumo

O presente artigo investiga a relevância do brincar na educação especial infantil, focando em sua contribuição para o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, sobretudo, nas áreas cognitiva, socioemocional e psicomotora. A pesquisa discute as adaptações necessárias para garantir que o brincar seja inclusivo e acessível, viabilizando a participação de todas as crianças, independentemente de suas limitações. A atuação do educador é frisada como indispensável na mediação e adaptação dessas atividades, assegurando que o planejamento pedagógico considere as barreiras físicas, sensoriais e cognitivas presentes. Com base em uma revisão bibliográfica, o estudo explora metodologias lúdicas aplicadas na educação especial, o uso de tecnologias assistivas e as estratégias pedagógicas que promovem a inclusão. As discussões são fundamentadas em teorias contemporâneas e em estudos recentes, salientando a importância da formação continuada dos educadores para a aplicação eficaz dessas abordagens.

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Cassiano Fernandes , L. ., Pereira Macedo, E. ., Regina Santana Rodrigues, L. ., & José Lopes, F. (2025). O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INFANTIL. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 14(2), 109–122. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/164

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