A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
A DIVERSIDADE DE SABERES E AS VIVÊNCIAS CULTURAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM SÃO PAULO
Resumo
O tema desta pesquisa é A Educação e as Relações Étnico-Raciais: a Diversidade de Saberes e as Vivências Culturais dos Professores de uma Escola em São Paulo, a questão problema é: quais os efeitos das relações étnico-raciais no ensino e na produção de conhecimento nas escolas públicas brasileiras? O objetivo principal é reconhecer os impactos da diversidade de saberes e vivências culturais no cotidiano de uma escola pública brasileira. Os objetivos específicos são analisar a percepção dos professores no quesito das relações étnico-raciais no currículo e reconhecer a diversidade de saberes culturais na escola. A metodologia utilizada é a revisão de literatura, através da pesquisa bibliográfica. Conclui-se usando um parágrafo da nova BNCC, que diz que a valorização da diversidade de saberes, bem como as vivências culturais nas escolas, e a apropriação de conhecimentos e experiências tendem a enriquecer o processo ensino e aprendizagem, pois possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e possibilitam fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Reafirmando nas escolas os princípios de igualdade e não-discriminação reconhecidos na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernando José Lopes, Palacios André Luis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.