A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

A DIVERSIDADE DE SABERES E AS VIVÊNCIAS CULTURAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM SÃO PAULO

Autores/as

  • Fernando José Lopes Faculdade Flamingo/ FMU
  • Palacios André Luis Prefeitura do Estado de São Paulo

Resumen

O tema desta pesquisa é A Educação e as Relações Étnico-Raciais: a Diversidade de Saberes e as Vivências Culturais dos Professores de uma Escola em São Paulo, a questão problema é: quais os efeitos das relações étnico-raciais no ensino e na produção de conhecimento nas escolas públicas brasileiras? O objetivo principal é reconhecer os impactos da diversidade de saberes e vivências culturais no cotidiano de uma escola pública brasileira. Os objetivos específicos são analisar a percepção dos professores no quesito das relações étnico-raciais no currículo e reconhecer a diversidade de saberes culturais na escola. A metodologia utilizada é a revisão de literatura, através da pesquisa bibliográfica. Conclui-se usando um parágrafo da nova BNCC, que diz que  a valorização da diversidade de saberes, bem como as vivências culturais nas escolas, e a apropriação de conhecimentos e experiências tendem a enriquecer o processo ensino e aprendizagem, pois possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e possibilitam fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Reafirmando nas escolas os princípios de igualdade e não-discriminação reconhecidos na Declaração Universal de Direitos Humanos.

Publicado

2020-08-17

Cómo citar

José Lopes, F., & André Luis, P. (2020). A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A DIVERSIDADE DE SABERES E AS VIVÊNCIAS CULTURAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM SÃO PAULO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 10(01). Recuperado a partir de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/8

Artículos más leídos del mismo autor/a