O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
uma experiência com futuros professores
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Matemática, Aprendizagem da docênciaResumo
Neste artigo apresento um recorte da experiência de formação realizada ao longo de um semestre com licenciandos do 3º período do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens – LIECM da Universidade Federal do Pará, ofertado por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI. A discussão aqui presente tem a intenção de lançar luz sobre a importância de se promover a aprendizagem da docência desde os primeiros semestres da licenciatura. A base teórica que subsidiou a pesquisa tem relação direta com estudos sobre a formação de professores e, também, sobre a formação matemática do futuro professor que atuará nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo será possível compreender o perfil dos licenciandos envolvidos no estudo, suas perspectivas ao ingressar na licenciatura e as mudanças significativas que ocorreram durante a investigação. Neste artigo será descrito e analisado um dos episódios que, de acordo com os resultados obtidos com pesquisa, permitiu aos licenciandos compreender a importância da aproximação entre teoria e prática durante o seu processo de formação inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 JECY JANE DOS SANTOS JARDIM, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO PRADO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.