O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA

uma experiência com futuros professores

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Matemática, Aprendizagem da docência

Resumo

Neste artigo apresento um recorte da experiência de formação realizada ao longo de um semestre com licenciandos do 3º período do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens – LIECM da Universidade Federal do Pará, ofertado por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI. A discussão aqui presente tem a intenção de lançar luz sobre a importância de se promover a aprendizagem da docência desde os primeiros semestres da licenciatura. A base teórica que subsidiou a pesquisa tem relação direta com estudos sobre a formação de professores e, também, sobre a formação matemática do futuro professor que atuará nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo será possível compreender o perfil dos licenciandos envolvidos no estudo, suas perspectivas ao ingressar na licenciatura e as mudanças significativas que ocorreram durante a investigação. Neste artigo será descrito e analisado um dos episódios que, de acordo com os resultados obtidos com pesquisa, permitiu aos licenciandos compreender a importância da aproximação entre teoria e prática durante o seu processo de formação inicial.

 

 

 

Biografia do Autor

JECY JANE DOS SANTOS JARDIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CEPAE

Possui o curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional do Estado do Pará, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás  e atua no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG. 

MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO PRADO, UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN

Formada em Licenciatura em Ciências e Matemática, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora doutora dos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e em Metodologia de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Praraná (UNOPAR). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Comitê Científico Pedagógico do Projeto Educação na Cultura Digital do Programa Proinfo/MEC. Desenvolve trabalhos de consultoria e de pesquisas com publicações nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologia e Mídias na Educação e Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

DOS SANTOS JARDIM, J. J., & BRISOLA BRITO PRADO, M. E. (2021). O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: uma experiência com futuros professores. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 11(1), 43–64. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/39