THE ROLE OF FINANCIAL EDUCATION IN A GLOBALIZED WORLD

Authors

Keywords:

Conscious consumption, household budget, emergency financial reserve

Abstract

The objective of this study is to identify Financial Education as a personal and business strategy currently in the reality of a globalized digital world. It was intended to analyze the legitimation processes in their applicability and the need for financial guidance programs in schools and organizations, pointing out the guidelines and procedures in terms of application in the financial market with the purpose of saving. It was decided to carry out a bibliographic research based on books, scientific articles, data extracted from the Brazilian Institute of Geography and Statistics [IBGE], Consumer Indebtedness and Default Survey [PEIC], Institute of Applied Economic Research [IPEA] and Database National Curricular Common [BNCC]. The results showed that Financial Education in the globalized world has started from international movements, treaties and agreements that have influenced changes, as well as the awareness of banking institutions and public and private entities, to conduct financial management with a focus on conscious consumption. and transparency in best practices. Financial education in schools and universities as a subject represents the importance of saving and conducting consumption responsibly. It was evaluated that the types of risks that can be avoided in order to help people from the knowledge in financial education: situations of indebtedness, payment of high interest, reduced capacity for financial and material growth, lack of resources to invest in improvements in companies, future uncertainties in terms of family and business stability, etc. Finally, how to make the household budget and start the emergency financial reserve.

Author Biographies

Nathaly Barbato, USP/Esalq

MBA Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP-SP), Pós graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Certificada pela CPA-20.

Rafael Guem Murakami, USP/Esalq; Faculdade Flamingo; UNICID

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhembi Morumbi (2018), especialização em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta (2007), especialização em Formação Docente para o Ensino Superior (2015), MBA em Finanças e Banking pelo Centro Universitário das Faculdade Metropolitanas Unidas (2019), especialização em Gestão de Projetos e Portfólios pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), Especialização em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco (2022), Especialização em MBA em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tenologias e Educação a Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tutoria em Educação à Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em MBA em Digital Business pela USP/Esalq (2022) e mestrado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2020). Atualmente é professor da Faculdade Flamingo, tutor presencial da Universidade Cidade de São Paulo e professor orientador da USP/Esalq. Tem experiência em coordenação geral EaD, de curso superior e tutoria EaD, na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância,accg, inovação, custos em saúde, ensino superior, opme, requisitos de software, inclusão de deficientes pesquisa bibliométrica, desenvolvimento tecnológico e cloud computing.

Bruno Andrade Costa, USP/Esalq

Possuo graduação em Farmácia Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2006); Especialização em Farmacologia Clínica pela Faculdade Oswaldo Cruz - FOC (2010); Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2019); Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES (2021); Especialização em Tecnologias em Educação a Distância pela Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES (2021); Especialização em Acupuntura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022); Especialização em Análises Clínicas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022), Especialização em Acupuntura pela UniAmérica (2022); Especialização em Estética Facial e Corporal Avançada pela UniAmérica (2022) e Especialização em Dermatologia e Estética pela Faculdade do Norte de Mato Grosso (2022); Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2019). Possuo experiências em diversas áreas como: farmacêutico responsável técnico em drogaria, distribuidora e exportadora de cosméticos, farmacêutico hospitalar e clínico hospitalar, laboratório de análises clínicas, docência no ensino superior (graduação e pós-graduação) e pesquisa básica nas seguintes áreas: Farmacologia e Microbiologia, atuando principalmente nos compostos naturais derivados de animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos. Imunologia e Biologia Celular com ênfase em imunologia de tumores, terapia gênica, angiogênese e anti-angiogênese. Desde o ano de 2019 atuo como orientador dos cursos do MBA USP/Esalq e desde 2021 estou como coordenador no curso superior de bacharelado em Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso (AJES), docente nos cursos superiores na área da saúde e responsável técnico pelo laboratório de análises clínicas da faculdade.

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Published

2023-01-31

How to Cite

Barbato, N. ., Guem Murakami, R., & Andrade Costa, B. (2023). THE ROLE OF FINANCIAL EDUCATION IN A GLOBALIZED WORLD. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 12(2), 62–78. Retrieved from https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/79