O avanço do E-commerce Brasileiro Pré e Pós Pandemia
Palavras-chave:
E-commerce, COVID-19, Comportamento do ConsumidorResumo
O presente artigo tem como objetivo comparar a evolução do e-commerce brasileiro, utilizando como base o período de 2017 a 2021, e mostrar o impacto da pandemia do COVID-19 nos resultados dos últimos 4 anos dos tempos estudados, mostrando a evolução e experiência positiva do usuário ao utilizar ferramentas de compras online. Como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental para realizarmos as análises do e-commerce no Brasil. Concluímos que o grande avanço do mercado eletrônico brasileiro veio devido a uma crise pandêmica que todos nós tivemos que enfrentar, mas muitos souberam usar estratégias certas para melhorar suas estruturas fazendo terem um critério de aproveitamento do e-commerce para manterem vivas suas marcas e evitar problemas econômicos maiores em suas empresas.
Referências
ALBERTIN, Luiz Alberto., Comércio Eletrônico, Editora Atlas, 2000
ANDRADE, Marina e Maria, Eva., Metodologia do Trabalho Cientifico, Editora Atlas, 2012
BORBA, Michele Nogueira Rodrigues., CORRÊA, Liliane de Almeida Carneiro., BARBOSA, José Eduardo do Couto., A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL SOBRE A ESCOLHA DOS CONSUMIDORES, Revista Cientifica Doctum: Multidisciplinar, 2022
CATALANI., E-Commerce, Editora FGV, 2006.
CRUZ, Frederico Carlos Secco, MESSIAS, de Oliveira Elda, MARTINS, Amorim Rafael, Comportamento do consumidor: fatores que determinam o processo de compra no mercado varejista em palmas – to, 2014
DE SOUSA, Barbara Gonçalves., O impacto dos fatores psicológicos nas atitudes e comportamentos dos consumidores que surgiram com a crise do COVID-19, U.Porto Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2021
DEITEL, h.m., DEITEL, p.j., STEINBUHLER, K., E-Business e E-Commerce para Administradores, Person, 2004
EBIT, Webshopper 44ª edição, 2021
EBIT, Webshoppers 36ª Edição, 2017
FARRA, S. e GEBER, C., Gestão de vendas uma visão sobre a arte de vender, 1º edição, Curitiba: InterSaberes, 2020.
GOULART, Loislane Delfino., GONÇALVES, Valdinei Vieira., LONGO, Lilian Beatriz Ferreira., VENTURA, Rita de Cássia Martins de Oliveira., DE SOUZA, Reginaldo Adriano., A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA, Seminário Científico do UNIFACIG,2019
HALAT, A.., Comportamento do Consumidor (Serie Universitária) , 1º edição, São Paulo, Editora Senac, 2018.
HALAT, Angela., Gestão de marketing e comportamento do consumidor, Editora Senac São Paulo, 2018
KOTLER, P., Administração de Marketing, 10º edição, São Paulo: Prentice Hall, 2003.
KOTLER, P., ARMSTRONG, Gray., Princípios de marketing, 14ª edição, Person 2012.
LiI, Li. E BUHALIS, Dimitrios., eCommerce in China: the Case of Travel, University of Surrey, 2003
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal, Comportamento do Consumidor Brasileiro, Editora Saraiva, 2008
MAGALU, relatório anual magalu, o melhor está por vir, 2020
MARCONI, Marina de Azevedo e LAKATOS, Eva Maria, Metodologia do Trabalho Cientifico, 7º edição – São Paulo: Atlas, 2010.
MEDEIROS e BALDUINO., O marketing 4.0 e a importância da comunicação com o novo consumidor nas redes sociais, revista científica multidisciplinar núcleo do conhecimento, 2019
MELO, M.., DE FIACO, J.., Empreendedorismo digital: evolução do e-commerce, Associação Educativa Evangélica UniEvangélica, 2021
MENDES, Laura Zimmermann Ramayana, E-commerce: Origem, desenvolvimento e perspectiva, Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013
NEOTRUST, Neotrust 5º Edição 2020, T.group, 2020
NUVEMCOMMERCE, Relatorio anual do e-commerce em 2020 e tendencias para 2021, 6 ª Edição, Nuvemshop, 2021, disponível em: NuvemCommerce 2021: relatório com dados sobre o e-commerce - Baixar e-book - Nuvemshop , acesso em 27/04/2021.
OLIVEIRA, Beatriz Boaretto., Análise da Percepção do Consumidor em Relação aos Canais de Compra Online, Instituto Politécnico de Portalegre, 2021
PETER, J. P., DONNELLY JUNIOR, J. H., Introdução ao Marketing: Criando valor para o cliente, 1 Edição, São Paulo: Saraiva, 2013.
PINHEIROS, R, Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, Editora FGV, 2006
B2W, Relatório Anual B2W - 2020
AMERICANAS, Relatório Anual Lojas Americanas - 2020
SAMARA, Beatriz Santos., MOSCH, Marco Aurélio, Comportamento do Consumidor: conceitos e casos, Editora Pearson, 2005
SILVA, D., Barreiras, ao e-commerce no mercado europeu, Universidade de Lisboa, 2018
SOARES, Sandro Vieira., PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo,. CASAGRANDE, Jacir Leonir, Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico em administração e contabilidade, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018
STEFANO, N. e ZATTAR, I., E-commerce conceitos, implementação e gestão, 1º edição, Curitiba: InterSaberes, 2016.
TASSABEHJI, Rana., Applying E-Commerce in Business, Sage Publications, 2003
XIAO, Zyan., The Development of e-commerce in Europe, Centria University of Applied Sciences, 2017
ZHU, K., The Complementarity of Information Technology Infrastructure and E-commerce Capability: A Resource-based Assessment of Their Business Value. Journal of Management Information Systems, journal management information system, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Augusto Almeida Sobral Carreiro, Enio Tadashi Nose
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.