O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS SOB O OLHAR DA ABORDAGEM PIKLER

Autores/as

  • Mário Fernandes Ramires Instituto Federal Catarinense - IFC / Faculdade Flamingo
  • Herika Chaves

Palabras clave:

Abordagem Pikler, Ensino e aprendizagem, Educação, Bebês e crianças pequenas

Resumen

O presente artigo possui como objetivo trazer reflexões acerca da Abordagem Pikler, levantando questões históricas, propondo comparações em relação aos modelos tradicionais e, de maneira mais acentuada, buscando o entendimento das relações entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem. Em muitos momentos, desacreditamos das capacidades dos bebês e das crianças pequenas, acreditando que sua autonomia, construção de conhecimentos e observação do mundo ocorre apenas após terem atingido uma idade maior, entre os 4 e 5 anos, por exemplo. Contudo, a Abordagem Pikler nos oferece outras formas de pensar e de agir, entendendo os bebês e crianças pequenas como sujeitos de suas aprendizagens, considerando-os em suas especificidades. Para a realização da pesquisa, foram feitos estudos bibliográficos, com destaque a autora Judit Falk (2010; 2011; 2013) e entrevistas com duas educadoras que utilizam a Abordagem Pikler em suas práticas educacionais.

Publicado

2021-02-16

Cómo citar

Fernandes Ramires, M., & Chaves, H. (2021). O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS SOB O OLHAR DA ABORDAGEM PIKLER. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 10(02), 84–96. Recuperado a partir de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/35