EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
UM ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA JÚNIOR EM UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Competênicas Empreendedoras, Empresa JúniorResumo
Este artigo descreve a implementação de uma Empresa Júnior (EJ) em uma Faculdade de Tecnologia, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no mundo empresarial. Dividido em três fases, o projeto iniciou-se com um diagnóstico e estudo de viabilidade, seguido pelo processo seletivo e a formação das equipes e organização do negócio. Durante o diagnóstico, apresentou-se o projeto à congregação acadêmica e foi realizada uma enquete com os estudantes para verificar o interesse dos discentes. As etapas seguintes envolveram a convocação dos membros da EJ e o início da formação das equipes, junto à definição dos processos de trabalho. Resultados preliminares indicam uma adesão significativa ao projeto, refletindo o interesse institucional e dos alunos. Próximos passos incluem a regularização da EJ, o desenvolvimento das equipes e a realização de workshops para capacitação dos estudantes em diversas áreas de negócios. Conclui-se que o projeto é viável e promissor para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. A EJ oferece uma oportunidade única para os alunos aplicarem seus conhecimentos na prática, adquirirem experiência profissional e se prepararem para os desafios do mercado de trabalho. Espera-se que essa iniciativa contribua para o fomento do empreendedorismo e inovação, fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade local.
Referências
Aveni, A., Del Fiaco, R. M., & de Gois, T. C. (2016). Empresas Junior: suas características com base as pesquisas nacionais da Brasil Júnior e em Brasília no Distrito Federal. Universitas: Gestão e TI, 6(1).
Barbosa, J. P. G., da Paixão Duarte, A. M., de Araújo Silva, R. P., & Teixeira, V. V. N. (2024). Competências profissionais: estudo de caso com graduandos de ciências contábeis nas empresas juniores do nordeste. Caderno Pedagógico, 21(1), 2168-2198.
Brasil. (2016). Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13267.htm
Brasil Júnior. (2019). Conceito Nacional de Empresa Júnior. Recuperado de https://uploads.brasiljunior.org.br/uploads/cms/institutional/file/file/5/CNEJ.pdf.
Bueno, C. E. M., Garcia, A., Gomes, H. C., Alcantara, G. B., Galbeiro, S., & Fernandes, S. R. (2023). Formação de novas lideranças a partir do Movimento Empresa Júnior. Anais do Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, (5), 125-125.
Campelo, H. C., Fonseca, P. R. C. F., Ferreira, T. C., & Souza, K. A. L. de. (2019). Competências Empreendedoras: um estudo dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas. Revista Foco, 12(2), 130–146. https://doi.org/10.21902/jbslawjbs.v12i2.38.
Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Evangelista, J. M. F., & Noronha, N. S. (2023). Empresa júnior como prática pedagógica: um estudo de caso no curso de administração do IFSULDEMINAS – Campus Passos. Revista Eixos Tech, 10(2).
Frota, L. A. A., Bezerra, S. Q., & Martins, T. A. P. (2022). A Intenção Empreendedora de Estudantes de Gestão diante da Crise Econômica Causada Pela Pandemia de Covid-19 no Brasil. RASI, Volta Redonda/RJ, 8(2), 77-95.
Gray, J. C. R. (2023). Impacto do movimento Empresa Júnior no empreendedorismo nacional. Monografia – Bacharelado em Ciências Econômicas, São Paulo.
Lavieri, C. (2010). Educação empreendedora. In R. A. Lopes (Coord.), Educação Empreendedora: Conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE.
Emmendoerfer, M. L., Carvalho, N. B., & Pereira, M. F. (2008). A Empresa Júnior como Estratégia Didática em uma Universidade Federal. Revista ANGRAD, 9(4), 441-453.
Lopes, R. M. A. (2010). Referenciais para educação empreendedora. In R. A. Lopes (Coord.), Educação empreendedora: Conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE.
Lucena, R. L., & Silva, R. M. B. (2021). Empresa Junior: teoria e prática. João Pessoa: Editora UFPB.
Machado, D. M. M., Martens, C. D. P., & Kniess, C. T. (2023). Empreendedorismo Inovador: Proposição de um Framework Conceitual Integrativo. RASI, Volta Redonda/RJ, 9(1), 41-66.
Oliveira, A. J. A. D. (2024). "Trabalhadores do futuro": discursos e práticas empreendedoras em uma empresa júnior de São Carlos-SP. Monografia – Bacharelado em Ciências Socias, Universidade Federal de São Carlos.
Oliveira, J. R. C., Silva, W. A. C., & Araújo, E. A. T. (2014). Características comportamentais empreendedoras em proprietários de MPEs longevas do vale do Mucuri e Jequitinhonha/MG. RAM, Revista de Administração Mackenzie, 15(5), 102-139.
Pereira, M. L. N. D. A., & Vizzacaro-Amaral, A. L. (2023). O papel da empresa júnior na formação dos estudantes em Psicologia da UEL. Anais do Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, (5), 165-165.
Rocha, C. T. A. S., Moreira, K. I. D. S. B., de Souza Neto, B., & de Lima Siqueira, P. H. (2024). Inovação e cultura empreendedora: uma análise dos índices de cidades empreendedoras da ENAP: Innovation and entrepreneurial culture: an analysis of ENAP's entrepreneurial cities index. Brazilian Journal of Business, 6(1), 175-187.
Sarkar, S. (2008). O empreendedor inovador: faça diferente e conquiste seu espaço no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier.
Silva, L. A. G., & Azevedo, S. K. C. (2023). Papel da empresa júnior na construção de competências de seus egressos: um estudo de campo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(1), 380-403.
Silveira, M. B., & Sanches, C. (2017). Formação empreendedora: análise das características empreendedoras entre os estudantes do ensino técnico. Revista de Tecnologia Aplicada (RTA), 3(6), 46-71. https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RTA/article/view/1126.
Sultana, R. G. (2004). Guidance policies in the knowledge society – trends, challenges and responses across Europe – A CEDEFOP synthesis report. Panorama, 85. Luxemburgo: Cedefop.
Werlang, N. B., Fiates, G. S., & Engel, R. (2017). Formação de competências empreendedoras no ensino superior: um estudo de caso. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/229.
Werlang, N. B., Favaretto, F., & Flach, R. O. (2017). Desenvolvimento e Evolução de Competências Empreendedoras em Alunos de um Curso de Graduação em Administração. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 4(2), 30-50. https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/2039.
Zanchet, R. E. R., & Silva, L. C. S. (2021). Educação Empreendedora nos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). RASI, Volta Redonda/RJ, 7(3), 47-68.
Zampier, M. A., & Takahashi, A. R. W. (2011). Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos Ebape.Br, 9(1), 564-585. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000600007.
Xavier, L. M. F. D. S. (2023). Empresa júnior como elemento de contribuição para o desenvolvimento profissional e acadêmico do estudante de Gestão de Políticas Públicas (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rogerio Rodolfo Baptista, Rita de Cássia Leal Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.