ANÁLISE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA VITRINE TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ
Palavras-chave:
Vitrine Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Inovação, Marketing DigitalResumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) desenvolveu espaços tecnológicos de acordo com a Lei de Incentivo à Inovação. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus de Paranavaí – PR é um desses espaços, dedicado ao desenvolvimento de inovações tecnológicas em sua região. No entanto, as ações e trabalhos realizados pelo NIT têm enfrentado desafios na efetiva comunicação de suas realizações no ambiente em que atua, resultando em lacunas na difusão das informações. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a estrutura e as condições IFPR – Campus Paranavaí, assim como as ações do NIT, com vistas à futura implantação de uma vitrine tecnológica para facilitar a difusão inovativa e a transferência de tecnologia. A metodologia da pesquisa adotada é de caráter descritivo, utilizando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, utilizando questionários e entrevistas. As pesquisas bibliográficas esclareceram os objetivos, proporcionando embasamento teórico para comparações e validações dos resultados. Como resultado, propõe-se a construção da vitrine tecnológica com base nos princípios de marketing digital, visando aprimorar a comunicação entre o NIT, o campus e a comunidade (interna e externa), disseminando as ações, objetivos e estrutura inovativa existente no campus do IFPR - Paranavaí.
Referências
AGUSTINHO, E. O.; GARCIA, E. N. Inovação, transferência de tecnologia e cooperação. Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 223–239, jan/jul 2018. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/525>. Acesso em: 21/4/2023.
ALVES, E. R. D. S. Utilização da Ferramenta Desdobramento da Função Qualidade (QFD) para Melhoria Contínua da Satisfação de Clientes Internos e Externos: O Caso da Vitrine de Tecnologias da Embrapa. 2009. 144 f. Dissertação (mestrado)-programa de pós-graduação em agronegócios, Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Brasília, 2009.
AMBLER, T. The new dominant logic of marketing: Views of the elephant. London Business School. Centre for Marketing Working Paper (n. 04-903). London, p. 15, november, 2004.
ANDRADE, H. de S.; URBINA, L. M. S.; FOLLADOR, A. de O. N.; NEVES, E. A. da. Processos para comercialização da propriedade intelectual em um núcleo de inovação tecnológica. Revista ESPACIOS. v. 37. n. 17. p. 19. 2016. Disponível em: <http://ww.revistaespacios.com/a16v37n17/16371719.html>. Acesso em: 21/4/2023.
BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício Circular no 17/2022/CONEP/SECNS/MS. Orientações acerca do artigo 1o da Resolução CNS no 510/2016. Aos Comitês de Ética em Pesquisa - CEP. Brasília, 05 de julho. 2022. Disponível em: <http://www.ppg.uem.br/images/downloads/copep/Resolucao-510-2016-CNS-orientacoes-CONEP-2022-dispensa-analise-etica.pdf>. Acesso em: 12/05/2023.
CHAFFEY, D.; ELLIS-CHADWICK, F. Introducing digital marketing. In: ______ (Org.). Digital marketing: Strategy, Implementation and practice. Sixth edition. Pearson Education Limited. [S.l.]. 2016.
FORTEC. Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Sobre. Brasília, 2023. Disponível em: <https://fortec.org.br/747-2/>. Acesso em: 23/3/2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, E. P. Conversa sobre a Iniciação à pesquisa científica. 4o ed. Campinas-SP: Alínea Editora, 2005.
IFPR. Instituto Federal do Paraná. Resolução nº 06 de 23 de janeiro de 2017. Dispõe sobre a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná – IFPR e trata de sua organização, implementação e funcionamento. Conselho Superior - CONSUP. Curitiba, 2017. Disponível em: < https://ifpr.edu.br/resolucao-062017/>. Acesso em: 18/04/2023.
IFPR. Instituto Federal do Paraná. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPR. PDI 2019/2023 - Revisão 2020.pdf. Conselho Superior - CONSUP. Curitiba, 2018. Disponível em: <https://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/PDI-2019-2023-Revisao-2020.pdf>. Acesso em: 18/4/2023.
IFPR. Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí. Seção de Inovação e Empreendedorismo. NIT/Campus. Paranavaí, 2023. Disponível em: <https://paranavai.ifpr.edu.br/menu-institucional/pesquisa-extensao-e-inovacao/secao-de-inovacao-e-empreendedorismo/nit/>. Acesso em: 18/4/2023.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0 tecnologia para a humanidade. 1o ed. Tradução de André Fontenelle. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
KOTLER, P.; LEE, N. Marketing no setor público: Um Guia para um Desempenho mais Eficaz. Tradução: Gabriela Perizzollo, Patrícia Lessa Flores da Cunha. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.
MALIZIA, A. I.; SÁNCHEZ-BARRIOLUENGO, M.; LOMBERA, G.; CASTRO-MARTÍNEZ, E. Análisis de los Mecanismos de Transferencia Tecnológica entre los Sectores Científico-tecnológico y Productivo de Argentina. Journal of technology management & innovation, v. 8, n. 4, p. 19–20, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-27242013000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 23/3/2023.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5o ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.
MEDEIROS, D. N. O design de vitrines web para transferência de tecnologia no contexto de universidades e institutos de pesquisa públicos brasileiros. 2020. 223 f. Dissertação (mestrado em Design)-Programa de Pós-Graduação em Design. Universidade de Brasília, Instituto de Artes. Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/39817>. Acesso em: 21/4/2023.
MELO, J. DOS S. Proposta de reestruturação da vitrine tecnológica da Universidade de Brasília sob a perspectiva da Arquitetura da Informação. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional)-Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação. Universidade de Brasília. Brasília, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/34548>. Acesso em: 31/5/2022.
MOREIRA, A. S.; LUCAS, M. C.; GONÇALO, C. R. Vitrines Tecnológicas Virtuais como Elemento de Apoio a Transferência e Comercialização de Inovações em Universidades Brasileiras. In: V Encontro Nacional de Propriedade Intelectual - ENPI, v. 5, n. 1, Anais eletrônicos. Florianópolis, 2019, p. 904–914. Disponível em: <https://www.api.org.br/conferences/index.php/ENPI2019/ENPI2019/paper/viewFile/833/409> Acesso em: 19/09/2023.
PIRES, M. C. F. S. Política pública de incentivo à inovação: uma proposta de criação da vitrine tecnológica na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3554> Acesso em: 31/5/2022.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2o ed. Novo Hamburgo RS: Universidade Feevale, 2013.
SANTANA, D. de. Vitrine Tecnológica: Estrutura e Importância na Aproximação Universidade/Empresa, 2022. Dissertação (Mestrado Profissional)-Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação. Universidade Federal de São João del-Rei. São João Del-Rei, 2022.
SANTOS, J.; DUARTE, P. A Influência dos Portais Imobiliários no Processo de Decisão de Compra. In: TEIXEIRA, S. F.; BATISTA, A. R.; PORTO JUNIOR, F. G. R. (Org.). Marketing Digital: Estudos e pesquisas. Palmas-TO: Editora da Universidade Federal do Tocantins-Eduft/Porto: CEOS.PP, 2021. p. 17-58.
SANTOS, Z. P. dos. Memórias do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí: Revisitando o passado, vivenciando o presente. 2018. Dissertação (mestrado em Ciência da Informação)-Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Educação, Comunicação e Artes. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2018.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23o ed. Revista e Atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SILVA, A. M. da. Metodologia da Pesquisa. 2o ed. Revisada. Fortaleza-CE: Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE, 2015.
SILVA, C. V. da; RIBEIRO, S. da C. A.; SANTANA, A. P. P. Vitrines tecnológicas como repositório e apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais. Ciência da Informação. Brasília-DF. v. 51, n. 3, p. 145-158, set./dez., 2022. Disponível em: <https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5992>. Acesso em: 21/4/2023.
TAVARES, A. B.; Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Roraima: Uma Ferramenta de Aproximação na Relação Universidade-Empresa. Dissertação (Mestrado Profissional)-Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, 2019. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5740>. Acesso em: 14/6/2022.
TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. Tudo o que você queria saber sobre Marketing e Publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1o ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2009.
YANG, Z.; CAI, S.; ZHOU, Z.; ZHOU, N. Development and validation of an instrument to measure user perceived service quality of information presenting Web portals. Information & Management, Elsevier, v. 42, n. 4, p. 575–589, 2005. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0378720604000734>. Acesso em: 4/8/2023.
ZANATTA, O. A. (Coord.); ESTEVAM, M.; TAVARES, V. dos S.; MENEZES, R. R. A. DA C. N. (Org.). Passado, Presente e Futuro: 10 Anos de IFPR. Curitiba PR: Editora IFPR, 2019. Disponível em: <https://editora.ifpr.edu.br/index.php/aeditora/catalog/view/28/15/83>. Acesso em: 18/04/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kléssius Alexandre Guimarães, Augusto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.