PIONEIROS

UM MODELO INOVADOR DE FORMAÇÃO ÉTICA PARA JOVENS ADULTOS ESCOTEIRO

Autores

  • Luciano Henrique Trindade IFSP
  • Moisés Figueiredo da Silva Uninove

Palavras-chave:

Educação, Educação não formal, Educação popular, Inovação, Escotismo, Pedagogia ativa

Resumo

O Escotismo é um centenário movimento educacional de jovens que congrega, na atualidade, mais de 40 milhões de adeptos em mais de 200 países. Seu principal objetivo é o de oferecer cidadãos éticos e participativos em suas comunidades. Um ramo do Escotismo brasileiro se destina a integrar jovens de 18 aos 21 anos ao mundo adulto: os Pioneiros. O presente trabalho tem por objetivo descrever o programa educativo dos Pioneiros e discutir sua contribuição para a formação ética de jovens adultos que, apensar de centenário, apresenta elementos bastante contemporâneos e inovadores quanto comparados a educação formal tradicional. O resultado encontrado é que o modelo Pioneiro se constitui de uma interessante e inovadora abordagem de pedagogia ativa para a educação não formal de jovens adultos e sua formação ética.

Biografia do Autor

Luciano Henrique Trindade, IFSP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pedagogo especialista em Psicopedagogia. Professor do IFSP - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Moisés Figueiredo da Silva, Uninove

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela UNINOVE. Educador social

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Trindade, L. H., & da Silva, M. F. (2023). PIONEIROS: UM MODELO INOVADOR DE FORMAÇÃO ÉTICA PARA JOVENS ADULTOS ESCOTEIRO. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 13(2), 46–56. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/105