PIONEIROS
UM MODELO INOVADOR DE FORMAÇÃO ÉTICA PARA JOVENS ADULTOS ESCOTEIRO
Palavras-chave:
Educação, Educação não formal, Educação popular, Inovação, Escotismo, Pedagogia ativaResumo
O Escotismo é um centenário movimento educacional de jovens que congrega, na atualidade, mais de 40 milhões de adeptos em mais de 200 países. Seu principal objetivo é o de oferecer cidadãos éticos e participativos em suas comunidades. Um ramo do Escotismo brasileiro se destina a integrar jovens de 18 aos 21 anos ao mundo adulto: os Pioneiros. O presente trabalho tem por objetivo descrever o programa educativo dos Pioneiros e discutir sua contribuição para a formação ética de jovens adultos que, apensar de centenário, apresenta elementos bastante contemporâneos e inovadores quanto comparados a educação formal tradicional. O resultado encontrado é que o modelo Pioneiro se constitui de uma interessante e inovadora abordagem de pedagogia ativa para a educação não formal de jovens adultos e sua formação ética.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2 reimp ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969.
CHARMAZ, K. Shifting the grounds: constructivist grounded theory methods. In: MORSE, J. M. et al. (Eds.). Developing Grounded Theory The Second Generation. Developing Qualitative Inquiry. Walnut Creek: Left Coast Press, 2009. p. 127–193.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FLICK, U. Designing Qualitative Research. London: Sage Publications, 2007.
GONÇALVEZ, V.; CAMPOS, C. HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos. São Paulo: Campus, 2013.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012.
JEAL, T. Baden-Powell: Founder of the Boy Scouts. Yale: Yale University Press, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasilia: Ministério da Educação, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. New York: UNESCO, 1948.
RADZIK, M. .; SHERER, S.; NEINSTEIN, L. S. . Psychosocial development in normal adolescents. In: Adolescent health care: a practical guide. 5. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2008. p. 27–31.
SÁ, A. L. DE. Ética Profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TRINDADE, L. H. Os sentidos do trabalho para o jovem da nova classe média (dissertação de mestrado). São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2013.
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. Programa de Jovens: Objetivos finais e intermediários. Brasilia: União dos Escoteiros do Brasil, 1994.
__________________________________. Manual do Escotista do Ramo Pioneiro. Curitiba: União dos Escoteiros do Brasil, 2012.
VALLS, Á. L. M. O que é ética? São Paulo: Brasiliense, 2002.
WORLD SCOUT BUREAU. Secretary General’s World Scout Bureau Biannual Report. Kuala Lumpur: World Scout Bureau, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano Henrique Trindade, Moisés Figueiredo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.