TECNOLOGIAS EMERGENTES NA MODA: ANALISÉ DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE COLEÇÕES DE MODA E NA PROPAGAÇÃO DE NOVAS INOVAÇÕES

Autores/as

  • Marcos Daniel da Silva Oliveira INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palabras clave:

ia, moda, coleções, inovações

Resumen

Este trabalho examinou as coleções de moda desenvolvidas por Anna Battista e Hillary Taymour, nas quais a inteligência artificial (IA) desempenhou um papel fundamental como ferramenta criativa. Ao analisar essas coleções, foi possível observar como a IA está sendo integrada no processo de criação de moda, permitindo inovações estéticas e técnicas. Ambas as coleções refletiram uma abordagem inovadora, combinando elementos históricos com uma estética contemporânea. Enquanto Anna Battista se inspirou no período renascentista para suas peças de estilo casual e esportivo, Hillary Taymour utilizou a IA para criar uma coleção audaciosa e vibrante para a Collina Strada. Além disso, discutimos o impacto mais amplo da IA na indústria da moda, abordando questões como colaboração entre designers, fabricantes e consumidores, otimização da cadeia de suprimentos e logística, bem como implicações éticas e sociais do uso generalizado da IA. Este estudo destaca o papel transformador da IA na moda e as oportunidades e desafios associados à sua adoção na indústria.

Citas

AMORIM, Wadson Gomes; BOLDT, Rachel Sager. Moda Virtual: aceleração no processo de transformação digital devido à pandemia de COVID-19. Colóquio Internacional de Design, 2020.

CARACIOLA, Carolina Boari et al. Evolução, significados e marketing publicitário do luxo: estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica. 2015.

COZMAN, Fabio G.; PLONSKI, Guilherme Ary; NERI, Hugo. Inteligência Artificial. 2021.

DANTAS, Matheus Bonfim. A utilização de inteligência artificial na indústria da moda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

EVANGELISTA, Jane Leroy; DE ALMEIDA, Fabiana Fernanda Gomes. Gestão de Marcas: Construindo Valor e Identidade em um Mundo Globalizado. Freitas Bastos, 2024.

FRATINI, Juliana. Campanhas políticas nas redes sociais: como fazer comunicação digital com eficiência. Matrix Editora, 2020.

FREIRE, Emileynne da Silva et al. Tendências legais na moda: fashion law, propriedade intelectual, metaverso e NFTS. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

JANUÁRIO, Larissa Maria Gomes de Castro Arnold. Efeitos dos influenciadores digitais no passa-palavra de produtos através do Instagram. 2024. Tese de Doutorado.

LUZ, Thainá Correa da. Uma perspectiva arquivística de difusão através das redes sociais: análise dos documentos fotográficos de Kim Kardashian e Kylie Jenner armazenados no Instagram. 2024.

MAGALHÃES, Fabiana Silva Bonfim de. Migração de empresas do varejo físico para o ambiente digital: um estudo de caso em uma empresa da cidade de Marília/SP. 2023.

MARTINS, Pedro Mendonça. A indústria e mercado da moda e uma abordagem sobre o imperialismo de produção e as cadeias globais da pobreza. 2023.

MENDES, Francisco de Assis das Neves. Gestão do RH 4.0: digital, humano e disruptivo. Literare Books, 2021.

MEDEIROS, Marcelo. Pesquisas de abordagem qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 224-9, 2012.

SILVA, Wallysson Klebson de Medeiros et al. Comportamento do consumidor no processo de compra e a influência das ferramentas de inteligência artificial. 2023.

TAULLI, Tom. Introdução à Inteligência Artificial: Uma abordagem não técnica. Novatec Editora, 2020.

TRINDADE, Robson Amauri et al. Uma proposta de formação do empreendedor visagista apoiada por aplicativos de inteligências artificiais: novos desafios, novas competências. 2023.

VENTORIN, Andressa Rodrigues Brambilla. FIDELIZAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DE VESTUÁRIO. 2024.

VITORINO, Gonçalo Miguel Gonçalves Novo. A importância da diversidade, inclusão e representação na indústria da moda: valor para o consumidor e para a marca. 2023. Tese de Doutorado.

SANTOS, Sofia Guerra Gonzalez Cursino dos. Entendeu, ou quer que desenhe?: ensaio literário sobre processos de projeto na contemporaneidade. 2023.

SANTOS, Manoel J. Pereira; SCHAAL, Flavia Mansur Murad; GOULART, Rubeny. Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial. Almedina Brasil, 2024.

SANTAELLA, Lucia. A moda é sintoma da cultura?. Digitaliza Conteudo, 2023.

SIMÕES, Anny Karolinny Santos. Metaverso: novo formato de desenvolvimento e comercialização de produto de moda. 2023. Tese de Doutorado.

Publicado

2025-01-09

Cómo citar

Oliveira, M. D. da S. (2025). TECNOLOGIAS EMERGENTES NA MODA: ANALISÉ DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE COLEÇÕES DE MODA E NA PROPAGAÇÃO DE NOVAS INOVAÇÕES. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 14(2), 20–32. Recuperado a partir de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/135