PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO QUANTO A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE APROPRIAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA PESQUISA QUALITATIVA

Autores

  • Reinaldo Eustaquio da Silva Unirio
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ
  • Maria Augusta S. N. Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ
  • Rita Pinheiro Machado INPI

Resumo

A geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico desempenha um papel fundamental na sociedade, por contribuir diretamente com o potencial de inovação de um país e com o seu desenvolvimento social. Um dos mais importantes players no ecossistema de inovação são as Universidades, em especial seus Programas de Pós-graduação; mas o conhecimento produzido por elas é protegido e apropriado via mecanismos de Propriedade Intelectual (PI) de modo a agregar valor à inovação? Neste contexto, o objetivo deste artigo é verificar se os docentes se utilizam de mecanismos apropriação de PI para proteger os ativos intelectuais produzidos por suas pesquisas vinculadas aos seus Programas de Pós-graduação. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória foi aplicado um questionário on-line junto aos docentes de Programas de Pós-graduação de Ciências da Computação de Universidades Brasileiras. Como resultado dessa análise destacou-se que as Universidades enfrentam muitos desafios para se apropriar por mecanismos de PI de suas inovações, apesar da criação de estímulos a inovação. Mesmo enfrentando tais desafios, os docentes relataram que os seus Programas de pós-graduação fazem uso de mecanismos de apropriação via PI.

Biografia do Autor

Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Pesquisador

Maria Augusta S. N. Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Pesquisador

Rita Pinheiro Machado, INPI

Pesquisador

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Eustaquio da Silva, R., Siqueira, S. W. M., Nunes, M. A. S. N., & Machado, R. P. (2023). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO QUANTO A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE APROPRIAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA PESQUISA QUALITATIVA. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 12(2), 03–25. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/59

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