PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO QUANTO A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE APROPRIAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA PESQUISA QUALITATIVA
Resumo
A geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico desempenha um papel fundamental na sociedade, por contribuir diretamente com o potencial de inovação de um país e com o seu desenvolvimento social. Um dos mais importantes players no ecossistema de inovação são as Universidades, em especial seus Programas de Pós-graduação; mas o conhecimento produzido por elas é protegido e apropriado via mecanismos de Propriedade Intelectual (PI) de modo a agregar valor à inovação? Neste contexto, o objetivo deste artigo é verificar se os docentes se utilizam de mecanismos apropriação de PI para proteger os ativos intelectuais produzidos por suas pesquisas vinculadas aos seus Programas de Pós-graduação. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória foi aplicado um questionário on-line junto aos docentes de Programas de Pós-graduação de Ciências da Computação de Universidades Brasileiras. Como resultado dessa análise destacou-se que as Universidades enfrentam muitos desafios para se apropriar por mecanismos de PI de suas inovações, apesar da criação de estímulos a inovação. Mesmo enfrentando tais desafios, os docentes relataram que os seus Programas de pós-graduação fazem uso de mecanismos de apropriação via PI.
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Copyright (c) 2023 Reinaldo Eustaquio da Silva, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Maria Augusta S. N. Nunes, Rita Pinheiro Machado
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