FROM IMITATION TO INNOVATION

CHINESE INNOVATION STRATEGY ANALYSIS

Autores

  • Fabiana Ribeiro de Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vanessa dos Santos Gallo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Frederico Aldecoa Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thayane Ferreira Adriano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Douglas Alves Santos Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Genizia Islabão de Islabão Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Palavras-chave:

Innovation Strategy, Patents, Imitation, Intellectual Property

Resumo

A partir da Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII, a história da humanidade passou a ser norteada por distintos valores e princípios econômicos e sociais, diferente dos já vistos. Entre eles, pode ser mencionada a valorização da ideia de inovação tecnológica, que passou a ser compreendida como uma possibilidade de obtenção de desenvolvimento econômico muito diferente do que até então era visto. Com o passar dos anos e a partir das primeiras tecnologias desenvolvidas, observa-se o rumo que o mercado tomou em direção à teoria do “from imitation to innovation” e todas as suas perspectivas positivas ou não de desenvolvimento de mercado concorrencial, incluindo os estímulos advindos da gestão estratégica da Propriedade Industrial. A estratégia da imitação utilizada, até certo momento, pode ser considerada como um grande diferencial para as empresas que almejam entrar no mercado. O presente artigo abordará essa estratégia de inovação pela ótica da China, apresentando um panorama de publicações acadêmicas e depósito de patentes efetuados na China e no Brasil no período de 2010 a 2021. A pesquisa foi realizada mediante uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como objetivo a pesquisa descritiva. Neste sentido, também foram utilizadas as técnicas bibliográficas e documentais com análise de artigos acadêmicos, documentos institucionais, dissertações, teses e leis. O principal resultado foi o crescimento exponencial do depósito de pedidos de patente na China. Por fim, a conclusão obtida refere-se à influência positiva da estratégia de inovação “from imitation to innovation" sobre o desenvolvimento tecnológico chinês.

 

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Gallo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador

Frederico Aldecoa Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador

Thayane Ferreira Adriano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador

Douglas Alves Santos, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Pesquisador

Genizia Islabão de Islabão, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Pesquisador

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ribeiro de Moura, F., Vanessa dos Santos Gallo, Frederico Aldecoa Ferreira, Thayane Ferreira Adriano, Douglas Alves Santos, & Genizia Islabão de Islabão. (2023). FROM IMITATION TO INNOVATION: CHINESE INNOVATION STRATEGY ANALYSIS. Revista De Inovação E Tecnologia - RIT, 13(2), 29–45. Recuperado de https://rit.openjournalsolutions.com.br/index.php/rit/article/view/104