Edições anteriores

  • Vol 13 no 2 (2013)
    v. 13 n. 2 (2023)

  • Vol 13 no 1
    v. 13 n. 1 (2023)

  • Vol 12 no 1
    v. 12 n. 1 (2022)

  • Volume 11, No 2, 2021
    v. 11 n. 2 (2021)

  • Volume 11, No 1,2021
    v. 11 n. 1 (2021)

  • RIT_Vol. 10 Num .02 2020
    v. 10 n. 02 (2020)

    Olá, esperamos que estejam bem!

    Apresentamos a nova edição da Revista RIT, de Dezembro de 2020. Volume 10, Número 2.

    O texto do capítulo 1 dessa edição conta com o título: Esforços de inovação e obstáculos institucionais: um estudo das empresas latino-americanas. Esse artigo examina a influência dos fatores institucionais no esforço em inovar em produtos, serviços ou processos de empresas de economias emergentes.

    O capítulo 2: Armazenamento de dados clínicos em consonância com a LGPD. Trata de informações acerca do Compliance e da LGPD.

    O capítulo 3: Padronização estratégica de OPME em uma operadora de saúde. O estudo promove a discussão da qualidade, segurança e agilidade operacional através da padronização das OPME´s utilizadas na operadora de saúde, além de ser uma estratégia adotada para viabilizar mais transparência na sua utilização.

    O capítulo 4: Neofascismo: a ideologia por trás das redes sociais e sua contribuição para governar o brasil. O estudo busca entender o processo de adequação do fascismo e sua origem na Itália, bem como sua característica em determinado momento da história, remetendo à interpretação e utilização dessa ideologia na atualidade no Brasil.

    O capítulo 5: O desenvolvimento de bebês e crianças pequenas sob o olhar da abordagem Pikler. O estudo traz reflexões acerca da Abordagem Pikler, levantando questões históricas, propondo comparações em relação aos modelos tradicionais e, de maneira mais acentuada, buscando o entendimento das relações entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.

    O capítulo 6: Vivenciando a rua: uma contribuição etnográfica. A discussão aborda como a técnica etnográfica nos permite a compreensão do estilo de vida de crianças e adolescentes que vivem na e da rua nas grandes cidades.

     

    Agradecemos aos autores que submeteram seus textos a revista e aos professores avaliadores e conselho Editorial da Revista.

    Espero que gostem.

    Um abraço a todos.

    Prof Dr. Alessandro Marco Rosini

     

  • RIT_Vol. 10 Num .01 2020
    v. 10 n. 01 (2020)

    Olá, lançamos agora em Julho de 2020 uma nova edição da Revista RIT, com todos os desafios que passamos por conta do Coronavírus.

    O texto do capítulo 1 dessa edição conta com o título: A problemática do estudo de cálculo diferencial e integral e algumas reflexões dos livros didáticos. O objetivo deste artigo é mostrar um pequeno fragmento da problemática do estudo de cálculo Diferencial e Integral, a qual é formada por diferentes fatores que levam ao rendimento abaixo do esperado, não somente no Brasil, e que levou a realizar uma reflexão de como é tratada o Cálculo Diferencial nos livros didáticos. 

    O capítulo 2: Como é executado o papel da liderança nas mpes – estudo de caso em uma agropecuária na cidade de campo limpo paulista – SP, que buscou identificar qual gestão se faz necessária para focar equipes de colaboradores para seu desenvolvimento, aliando os métodos e visando os cumprimentos de metas e objetivos das organizações.

    O capítulo 3: O legado do desenvolvimento sustentável: No brasil e México, e demonstra a evolução dos preceitos do desenvolvimento sustentável com foco nas peculiaridades do Brasil e do México.

    O capítulo 4: O marketing na administração pública e os parâmetros para construção de indicadores de avaliação da qualidade das políticas públicas, aponta que a utilização de indicadores na avaliação da qualidade das políticas públicas é cada vez mais imprescindível para que os gestores da administração pública consigam mensurar seu desempenho.

    O capítulo 5: A educação e as relações étnico-raciais: a diversidade de saberes e as vivências culturais dos professores de uma escola em São Paulo. O objetivo do texto é reconhecer os impactos da diversidade de saberes e vivências culturais no cotidiano de uma escola pública brasileira. Os objetivos.

    O capítulo 6: Processo de captação e armazenamento da água de chuva para reutilização doméstica. O presente artigo tem como objetivo apresentar as técnicas para captação e armazenamento da água de chuva.

    O capítulo 7: O papel da didática nos cursos de pedagogia. O principal objetivo foi o de detectar o papel da disciplina didática na formação de professores nos cursos de Pedagogia; identificar as bases desse ensino para a formação dos professores.

    O capítulo 8: Como as instituições financeiras afetam a desigualdade de renda e desfavorecem o cenário de pobreza. Este trabalho trata da busca para a resposta a um problema: Por que as pessoas não conseguem sair da zona da pobreza mesmo com a existência de programas sociais desenvolvidos e implementados pelos governos? A base do trabalho parte do surgimento do microcrédito no final do século XX e sua implementação através do Banco Grammen pelo professor Muhammed Yunus, ganhador do Nobel da Paz, graças a suas iniciativas conseguiu retirar milhares de famílias da situação de pobreza, apontando assim, para uma possível resposta à pergunta que nos mobilizou inicialmente.

    O capítulo 9: Internet das coisas: de que forma as empresas podem  se favorecer do IOT. O objetivo desse trabalho é caracterizar de forma teórica os principais pontos da utilização do IOT nos negócios suas principais vantagens e desvantagens.

    O capítulo 10: TPM – total productive maintenance: Um estudo de caso de implementação em empresa de grande segmento. Este artigo aborda um estudo de caso comum nas empresas que tem sua estrutura departamental bem organizada, mas sem uma visão sistêmica dos processos chave para atendimento da demanda, através da intervenção nos planos tático e operacional para atendimento do plano estratégico da empresa.

    Espero que gostem.

    Um abraço a todos.

    Prof Dr. Alessandro Marco Rosini

     

     

  • RIT_Vol. 9_Nº02_2019
    v. 9 n. 2 (2019)

    Olá a todos, tudo bem?

    Trazemos nessa edição textos relacionados com as áreas de forma multidisciplinar.

    O artigo 1 tem como objetivo buscar informações através de revisão literária e pesquisa de campo, acerca da rotina escolar do professor de Educação Física, que atua ou atuou com lutas no ambiente educacional.

    O artigo 2 busca amplificar o conhecimento para os docentes na sociedade da educação infantil, bem como investigar e avaliar a postura e aceitação do professor homem negro, que atua na educação das crianças menores de 06 anos.

    O artigo 3 vem apresentar a utilização da visão sistêmica como ferramenta estratégica e de tomada de decisão. Para atingir este objetivo o texto aborda questões conceituais sobre a visão sistêmica, com ênfase na tomada de decisão e na criticidade.

    O artigo 4 é estabelecer relações entre a evasão escolar e o apoio familiar, analisando os aspectos principais que levam ao abandono da escola.

    O artigo 5 é entender os conceitos sobre ética e sobre gestão escolar, esclarecendo sobre qual deve ser a conduta ideal de um gestor.

    O artigo 6 é avaliar o impacto que as tecnologias associadas à indústria 4.0, como big data, machine learning, internet das coisas, rede de sensores, etc., tem sobre as análises dos dados de manufatura.

    Espero que gostem dessa nova edição.

    Boa Leitura.

    abraços

    Prof. Alessandro Rosini

  • Jan/Jun 2019
    v. 9 n. 1 (2019)

    Olá a todos, tudo bem?

    Trazemos nessa edição textos relacionados com as áreas de forma multidisciplinar.

    O artigo 1 tem como objetivo estudar a utilização de Beacons em estabelecimentos comerciais, casos de uso e suas repercussões, viabilizando futuras estratégias de utilização.

    O artigo 2 busca detectar a causa raiz resultante em avarias ou perdas no processo de recebimento e estocagem de mercadorias no âmbito de um home Center.

    O artigo 3 verifica o estilo de aprendizagem impacta no desempenho dos alunos, baseado em uma pesquisa realizada com alunos dos cursos técnicos das Faculdades Sumaré, inscritos no PRONATEC.

    O artigo 4 mostra a importância da literatura infantil afro-brasileira trabalhada nas séries iniciais, contribuindo na formação de crianças.

    O artigo 5 discute a revolução mexicana.

    O artigo 6 analisa caso de conflito na convivência das gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha, em uma determinada organização.

    O artigo 7 discute os “Princípios de Administração Científica” e defende a ideia de que Frederick Winslow Taylor também é o criador do Primeiro Sistema de Informações Gerenciais (SIG).

    Espero que gostem dessa nova edição.

    Boa Leitura.

    abs

    Prof Alessandro Rosini