MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE PROCESSOS DE NEGÓCIOS DE STARTUPS SOB A ÓTICA DOS SEIS ELEMENTOS CENTRAIS DO BPM
Resumo
Apesar dos processos de negócios serem essenciais para a sobrevivência das empresas, muitas vezes não são gerenciados adequadamente. O Business Process Management (BPM) pode auxiliar as empresas, em especial as Startups, a enfrentar o desafio de gerenciar seus processos de negócio. Neste contexto, o objetivo deste artigo é realizar um mapeamento sistemático da literatura no estado da arte de modo a apresentar um panorama sobre os processos de negócios das Startups conforme os seis elementos centrais do BPM identificados pelos autores Rosemann e Broke. Foi realizada uma pesquisa em bases de dados internacionais visando responder a perguntas relacionadas a cada um dos seis elementos centrais do BPM - Alinhamento estratégico, Governança, Métodos, Tecnologia da Informação, Pessoas e Cultura. Resultados: Foram identificados 883 estudos primários que passaram por filtros nos quais se pôde extrair 25 estudos relevantes para responder as questões de pesquisa. Como resultado observa-se que as características das Startups impactam diretamente na forma como os elementos centrais do BPM, e suas áreas de capacidades, influenciam a gestão de seus processos de negócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Reinaldo Eustaquio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A responsabilidade do conteúdo publicado são dos autores do artigo submetido.